6 Flores que Podem Curar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A beleza pode curar! Neste artigo, conheça 6 flores que podem curar diversas questões de saúde.

Na fitoterapia é sabido que nem todas as partes das plantas tem o mesmo efeito medicinal.

De fato, em algumas ervas, somente algumas partes são relacionadas para uso medicinal.

Algumas ervas são conhecidas por oferecer várias de suas partes para tratamentos, todas elas com finalidades diferentes, como a amora branca, por exemplo.

Outras, são reconhecidas muito mais pelas propriedades medicinais de uma parte específica, como os rizomas do gengibre, só para citar um exemplo.

Mas algumas plantas são mais conhecidas pelas propriedades medicinais de suas flores.

O mais interessante é que diferentes tipos de flores são utilizados para diferentes tipos de ação medicinal.

Escolhemos 6 flores incríveis para apresentar suas propriedades medicinais para você e confirmar que a beleza pode mesmo curar. 😉

6 Flores que podem curar

ARNICA

Esta planta, que de tão procurada e consagrada por suas propriedades medicinais, já está próxima da extinção, é um dos anti-inflamatórios de uso externo mais conhecidos do mundo. Sua ação analgésica sobre o sistema nervoso é excelente e a arnica é muito recomenda nas neurites e paralisias musculares. Além disso é uma erva vulnerária, ou seja, repara machucados, esfoladuras e contusões musculares. Por isso, é uma planta tão querida e procurada. Seu uso interno só deve ser feito através de homeopatia.

A Calêndula é uma das ervas mais utilizadas para problemas cutâneos

CALÊNDULA

Esta flor maravilhosa também tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias notáveis, considerada uma das melhores plantas medicinais para tratamento de feridas com pus. De fato, onde a calêndula é aplicada, nenhum pus costuma se formar. Além disso, ela é segura para ser usada em problemas nos olhos. Você pode lavá-los com uma infusão de calêndula ou mesmo fazer compressas para problemas que vão da conjuntivite, até a catarata.

CAMOMILA

Uma das ervas mais conhecidas no ocidente para uso medicinal. As flores da camomila são protetoras do estômago e das mucosas. Por suas propriedades calmantes, a camomila é um famoso agente indutor do sono e que também promove alívio para alergias, inflamações (inclusive dos olhos) e promove o alívio das tensões físicas e emocionais. Pessoas sensíveis a ervas da família Asteraceae devem evitar seu, bem como não consumir antes ou logo após as refeições por seu efeito de inibição da secreção dos sucos gástricos.

As flores podem ter propriedades medicinais distintas do que outras partes da planta

CAPUCHINHA

Uma flor muito bonita que, quem diria, também é um eficiente antibiótico de amplo espectro de uso. Além disso, está é uma flor comestível, o que facilita o acesso as suas propriedades medicinais. No uso externo é um eficiente tônico capilar que age nos casos de queda de cabelo, caspa e prevenção a alopecia. Sua ação antisséptica é mais efetiva no sistema urinário.

EQUINÁCEA

Outra flor com poderosas propriedades antibiótica, a Equinácea é uma das ervas mais eficientes no fortalecimento das defesas imunológicas do organismo. Além disso, esta planta medicinal tem propriedades desintoxicantes, principalmente em casos de intoxicação alimentar. A exemplo da camomila, esta planta também pertence à família Asteraceae e pessoas com sensibilidade a este tipo de plantas devem estar atentas. Também deve ser usada com atenção por pessoas com problemas renais.

O termo farmacêutico para indicar uso da flor nas fórmulas é Flos

HIBISCO

Esta belíssima flor escarlate pode ser usada como corante natural vermelho para enxague dos cabelos. Além disso, pode ser utilizada como auxiliar em quaisquer tratamentos de equilíbrio das funções menstruais, por ser um eficiente desintoxicante do sangue. O chá de hibisco também pode ser tomado frio, como refrigerante interno, em dias muito quentes. Por suas propriedades adstringentes, auxilia processos de emagrecimento atuando como diurético.

Como dissemos, as flores não estão no mundo só para embelezar.

Elas têm muito a contribuir com sua saúde.

Aproveite para conhecer mais flores e ervas medicinais na Biblioteca Online da Escola das Plantas Ervanarium. Acesse já gratuitamente, clicando no banner abaixo!

Acesse aqui, mas de 130 ervas medicinais para pesquisa gratuita

Outros artigos sobre flores: https://www.decorfacil.com/flores/

Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário: