Raízes – anti-ulcerativo.
Sistema Gastrointestinal: é utilizada em abscessos estomacais, gastrite, pólipos, úlcera duodenal e gastrointestinal, vômito, diarreia, dispepsia, hemorroidas, eczema anal, enterite, flatulência e nas fermentações.
Sistema Urinário e Genital: cólica menstrual e congestão do baixo ventre, dismenorreia, vulvovaginite (tricomoníase e candidíase), edemas, hematúria, amenorreia, leucorreia crônica, endometrite, condiloma, retenção de líquido e na sífilis.
Sistema Hepático: atua na intolerância a gorduras e em cólicas biliares, icterícia, males do fígado e da vesícula biliar e para hepatite.
Sistema Respiratório: na tosse, bronquite e também na pneumonia.
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: vitaliza o sangue, reduz lipídios, epistaxe, veias varicosas e na aterosclerose.
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: afecções nervosas, doença glandular, escorbuto, estimula a granolocitose e fagocitose, resfriado, inflamações em geral, linfadenoma, gripe, febre, adenopatia, herpes, esclerose, insônia e em casos de nervosismo.
Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: na artrose.
Sistema Renal: para nefrite.
Outros distúrbios: é um sudorífico para febres em doenças bacterianas, câncer da matriz e do estômago, câncer de cólon, câncer de mama, câncer do intestino, câncer de pele, câncer de útero, fissuras da mama, psoríase, reduz tumores, ajuda no trabalho de parto, cólera, mastite, alivia mucosidades, esteatoma, tifo, xeroderma e nas infecções da garganta por estreptococos e infecções por estafilococos.
Flores – todas as aplicações de uso interno.
Pele e unhas: para acnes, eczema seborreico, alergias, assaduras, avermelhamento da pele, brotoejas, calos, clareia manchas, dermatite por monília e estreptococos, erupções cutâneas e escaras, frieiras, fungos, inflamação da pele, palidez, peles sensíveis, avermelhadas e delicadas, queimadura leve do sol, rachaduras, regeneração de tecidos danificados, varizes e verrugas, picada de abelha, bolhas, furúnculos, micoses, flebites, ação antibacteriana e antifúngica para infecções da pele e um cicatrizante tópico para queimaduras em geral.
Cabeça e face: irritações do couro cabeludo, blefarite, conjuntivite e no entupimento do canal lacrimal.
Cavidade bucal: para aftas, inflamações da mucosa da boca e garganta, sangramento de gengivas e na hipersensibilidade das mucosas.
Músculos, ossos e articulações: para artrite.
Outros distúrbios: para vulvovaginite (tricomoníase e candidíase), leucorreia crônica e em casos de herpes.
Flores – anti-inflamatório local para inflamações cutâneas, dermatite por monília e estreptococos, foliculite, gengivite, impetigo, gengivorragia, ulcus cruris.
Folhas – ceratolítico para uso local em verrugas e calos e um antirreumático para uso tópico em artrites e tendinites.
Seu nome chinês é Jin Tsan Jiu. A calêndula é uma das plantas medicinais que eliminam calor tóxico, indicada para estagnação do sangue no Útero, para estagnação de sangue em geral, estagnação do Qi do Útero, estagnação do Qi do Fígado, para dispersar vento-calor externo e deficiência do Qi do Coração e na deficiência do sangue do Fígado. Atua nos canais de Fígado, Vesícula Biliar, Baço/Pâncreas e Bexiga. Erva com predominância do elemento terra.
Categoria 11 – Ervas para regular o Qi • Categoria 12 – Ervas que regulam o sangue • Categoria 19 – Ervas para úlceras e tumores • Categoria 20 – Ervas para aplicações externas.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©