Camomila

A camomila é uma das plantas medicinais que deve ser ingerida entre as refeições. Pode devolver audição (em alguns casos) fritando um bulbo de Esquila (Urginea maritima) em óleo de camomila e a seguir colocar algumas gotas no ouvido afetado. Componente principal do spray de travesseiro Deep Sleep que, segundo as indicações, promove sono tranquilo e repousante e conforta a alma. Compõe ainda o Blue Oil Balancing Concentrate que é indicado para dissolver tensões e elevar os níveis de energia. Mais informações no texto abaixo.

A camomila é uma das plantas medicinais para o estômago.
Assine a Biblioteca Ervanarium para acessar o conteúdo completo.

Propriedades medicinais | Contraindicações | Toxicidade | Interações Medicamentosas | Aromaterapia | Florais | MTC | Ayurveda | Homeopatia | Astrologia Médica | Funções Energéticas e Espirituais e muito mais.

Índice - Camomila

Nomenclatura

Nome Popular

Camomila

Nome Científico

Matricaria chamomilla L.

Nomes farmacêuticos

Flos Anthemis seu Matricariae.

Nome conhecido

Chamomilla, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela, Macela-dourada, Macela-grega, Macela-botão, Macelão, Marcela, Camomila-de-Paris, Camomila-romana, Camomila-vulgar, Camomila-da-alemanha (Português), Chamomile, Camomilla comune, Chamomile (Inglês), Manzanilla alemana (Espanhol), Camomille (Francês), Camomilla comune (Italiano), Echte Kamile (Alemão), Yang Gan Jiu (Chinês).

Nomes botânicos

Chamomilla recutita (L.) Rauschert, Chamomilla vulgaris Gray, Chrysanthemum chamomilla (L.) Bernh., Matricaria chamomilla fo. kochiana (Sch. Bip.) Fiori & Paol., Matricaria courrantiana DC., Matricaria kochiana Sch. Bip., Matricaria recutita L., Matricaria recutita var. kochiana (Sch. Bip.) Greuter.

Família

Asteraceae.

Vídeo sobre Camomila

Composição

Composição química

Álcool sesquiterpênico, alfabisabolo, azuleno, furfurale, parafina, sesquiterpenos, tanino e cumarinas.

Partes usadas

Capítulo floral e óleo essencial.

Sabor

Doce, amargo e amornante.

Propriedades Medicinais

Propriedades medicinais gerais

Estomáquico, carminativo, sedativo, digestivo, antiespasmódico, peitoral, febrífugo, antialérgico, vulnerário, anti-inflamatório, espasmolítico (em muco gástrico e duodenal), imuno-estimulante, bactericida (uso tópico), relaxante, diaforético, adstringente, analgésico, diurético, antiflogístico, antiálgico, emoliente, descongestionante, antiviral, laxante, expectorante, antiparasitário, anti-helmíntico, anti-alzhaimer, antidepressivo, antiedêmico, anti-histamínico, antilactagogo, anti-herpético, antioxidante, antipirético, canditicida, CNS-depressor, antiulcerativo, colagogo, inibidor da cyclooxygenase, cardiodepressor, COX-2 depressor, demulcente, desodorante, antiagregante, emético, gastroprotetor, radioprotetor, emenagogo, musculotrópico, hepatoregenerativo, serotoninérgico, tônico, miorrelaxante, nervino, respirodepressor, hipotensivo, hipouremico, inibidor de lipooxygenase, hipnótico, soporífico, eupeptico, refrescante e também, antirreumático.

Propriedades medicinais de partes específicas da planta

Flores – todas as aplicações medicinais.

Indicações para uso interno

Sistema Gastrointestinal: gases, úlceras, síndrome do intestino irritável, gastrite, diarreia, inapetência, azia, vermes intestinais, colites, cólica abdominal, meteorismo, cólicas intestinais, difteria, epigastrose, queimação, hemorroidas, hiperacidez, úlcera parapilórica, salmonela, estomatite e também, muco no estômago,

Sistema Urinário e Genital: problemas do útero, dismenorreia, infecções urinárias, retenção de líquidos, doenças do útero e dos ovários, retenção urinária, amenorreia, menopausa, TPM, cólicas menstruais, cândida, cancro, leucorreia, estimula e ainda regulariza a menstruação.

Sistema Hepático: problemas de vesícula e icterícia.

Sistema Respiratório: catarro, febre do feno, asma, sinusite, alivia o peito e para tratamento de tuberculose.

Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: gota, ácido úrico, eritema, pressão alta e para anemia.

Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: gripe, depressão, ansiedade, agitação, sensação de aborrecimento, esgotamento, tônico do sistema nervoso, neuralgias, nevralgia, nervosismo, mal de Alzheimer, anorexia, resfriado, convulsões, crupe, febre, histeria, ciática, neurose além de ser um estimulante da leucocitose.

Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: depressor das funções musculares, reumatismo, paralisia dos membros e também lumbago.

Outros distúrbios: dor, enxaqueca, estresse, insônia, cefaleia, mastite, vista cansada, surdez, tumores, náuseas, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de fígado, câncer de boca, câncer de pele, câncer de estômago, enjoo de viagem, mucosidades, náusea, oligolactia, oftalmia, garganta dolorida, infecções por estafilococos, virose, reidratação oral, vertigem, preveni pesadelos e ainda dores de garganta.

Indicações para uso interno de partes específicas da planta

Flores – todas as aplicações medicinais.

Indicações para uso externo

Pele e unhas: calmante da pele (banhos e compressas), eczemas, ulcerações nas pernas, queimaduras na pele, queimadura de sol, assaduras, eczema seborreico, micose inguinal, prurido, feridas, micoses, dermatose, doenças bacterianas da pele, afecções cutâneas em geral e também, neurodermatose.

Cabeça e face: terçol, conjuntivite, revigora cabelos claros, acne, dores de ouvido e oftalmia.

Cavidade bucal: dor de dente (bochechos).

Músculos, ossos e articulações: dores musculares, ciática e contusões.

Outros distúrbios: lavagem vaginal, hemorroidas, vulvovaginite, inchaços e também para prurido da vulva.

Indicações para uso externo de partes específicas da planta

Flores – todas as aplicações medicinais.

Uso pediátrico

Indicada em casos de dor de cabeça, insônia, asma bronquial, cólica de recém-nascido e em ataques temperamentais em crianças. Crianças utilizam metade da dose para adultos.

Uso Veterinário

A camomila é uma das plantas medicinais utilizadas na veterinária por suas propriedades sedativas e ansiolíticas. Deve ser usada como vapor ou por via oral ajudando na introdução a novos ambientes ou novos donos aliviam possível estresse. Sua infusão também é indicada para problemas digestivos de cães e gatos.

Cuidados ao Usar

Quando não devemos usar esta erva (contraindicações)

A camomila é uma das plantas medicinais que podem causar náuseas e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Não usar durante a gravidez e na lactação. Evitar em casos de úlcera duodenal e gástrica, no refluxo esofágico, colite ulcerosa, colite espasmódica, diverticulite e diverticulose. Doses excessivas podem causar efeito inverso, causando agitação. Evitar uso em pessoas que estão se submetendo a quimio e radioterapia ou que apresentem Doença de Crohn ou Mal de Parkinson. Não deve ser utilizada junto com as refeições.

Interações medicamentosas

Por conta da presença de cumarinas em sua composição, pode interferir em terapia de anticoagulantes. A erva não deve ser utilizada por quem estiver fazendo uso de warfarina e ciclosporina em quantidades elevadas por conta de seu índice terapêutico estreito. A camomila também inibiu a CYP-450 isoenzima IA2, mas a importância desta inibição é questionável, pois nenhuma interação foi causada entre o sedativo e as propriedades antiespasmódicas da planta foi relatada.

Toxicidade

Em doses elevadas, a camomila é tóxica. Nas doses recomendadas, é uma erva segura. Foram relatados casos de reatividade cruzada entre pessoas alérgicas a carpineira, ao gênero áster, aos crisântemos e aos outros membros da família Asteraceae.

Nutrição e Energia

Uso culinário e nutritivo

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Aromaterapia

A camomila é uma das plantas medicinais que produz um óleo essencial de nota média e intensidade média, com odor doce, herbal e frutal. É extraído através de destilação a vapor das flores e é especialmente utilizado para problemas menstruais, sedativo para uso infantil e de ação antiespasmódica. É um imuno-estimulante que é indicado para tratamento de articulações inflamadas, artrites, reumatismo, abscessos, alergias, furúnculos, feridas, dermatites, psoríase, disfunções do sistema reprodutor feminino, TPM, menopausa, amenorreia, dismenorreia, enxaqueca, dor de cabeça, dor de ouvido, dor de dente e da dentição, para cuidados com os cabelos, cuidados com a pele, pele inflamada, acne, picadas de insetos, insônia, irritabilidade, náusea, nevralgia, reumatismo, machucados, entorses, problemas digestivos, cólicas, colites, flatulência, congestão do fígado e de baço, anemia, astenia, acessos de raiva e estresse. Deve ser utilizado com atenção, pois pode causar dermatite em algumas pessoas. Tem boa sinergia aromática com os óleos de bergamota, esclaréia, gerânio, jasmim, lavanda, néroli e rosa. Receita de banho utilizando ervas ou óleos essenciais: 2 partes de Camomila, uma parte de Ylang-ylang, 2 partes de Aquiléia e uma parte de Palmarosa.

Sistemas Florais

Florais da França: indicado para o medo de perder alguém ou alguma coisa, pessoas que não pensam em si, preocupação com o bem-estar alheio, imaginando apenas infortúnios, aflição excessiva com terceiros, pensamentos negativos e recomendações exageradas, tensão emocional, ansiedade ou insônia por pensar no que poderia acontecer de ruim aos que ama. Florais de Minas: para aquelas pessoas solidárias e altruístas, que se entregam profundamente ao serviço de ajuda a outrem, mas que, vivendo exageradamente a entrega, sofrem quando percebem que as demais pessoas não se envolvem na mesma intensidade. Elas sofrem com o egoísmo e o comodismo humano, pois gostariam que os outros tivessem a mesma atitude que ela. Na ânsia de ajudar se sobrecarregam e se cansam. São tensas e apreensivas internamente. Estas pessoas vivem o ideal de maternidade de forma a ser a mãe do mundo, superprotegendo, estando sempre à disposição, mas sem querer dominar. Esta essência ajuda a pessoa a equilibrar todo o processo da doação ao mesmo tempo em que aprende a ser mais tolerante com o perfil de personalidade e as dificuldades de envolvimento altruísta dos outros. Para pessoas maternais e nutritivas que se esgotam na ânsia de servir. É um anti-histamínico floral. Florais da Califórnia: traz alívio para quem deixa que as emoções do dia-a-dia perturbem por demais a sua alma, ajudando a estabilizar estas impressões captadas e trazendo serenidade e equilíbrio. As pessoas que necessitam desta essência costumam acumular as tensões diárias na região do estômago e em geral custam a liberar o stress quando a noite chega, por isso sofrem de insônia. Florais Brasileiros: muito similar ao floral californiano, que reduz o nervosismo, a ansiedade, a insônia e ajuda a digerir as emoções mal resolvidas que provocam perturbações no sistema digestivo. Florais das Gerais: pessoas intelectualizadas que tendem a se isolar, julgam-se indiferentes, orgulho, frieza emocional, natureza silenciosa, excessiva autoestima, julga os outros como inferiores. Florais do Sul – no nível psíquico, mantém ativo o arquétipo da mãe protetora e amorosa, para que a criança comece a sua caminhada sentindo-se segura e amparada. Quando reconectamos a certeza de que não estamos sós, vemos com clareza e com fé o caminho para o qual encarnamos. Nos adultos que na infância tiveram prejudicado este vínculo de confiança básica, a essência reconecta o contato com a mãe interna positiva. Restaura a confiança no feminino, através da receptividade e tranquilidade, trazendo ao plexo cardíaco a sensação de segurança e abundância de amor materno.

Uso homeopático

Na homeopatia, a camomila é uma das plantas medicinais indicadas nas perturbações decorrentes do aparecimento e da mudança dos dentes nas crianças, tais como: agitação, perda do apetite, insônia, enfraquecimento, choro noturno, diarreia e convulsões. Indicações: CEFALÉIA – com dor intolerável – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. DIARRÉIA INFANTIL – 10 gotas de Chamomilla D3 de oito em oito horas. DISMENORRÉIA – 10 gotas de Chamomilla D3 antes das refeições. DOR DE DENTE – dor intolerável – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. DORES EM GERAL – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. DORSALGIA – com dor intolerável – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. GASTRITE – em casos gerais – Chamomilla C5. GASTROENTERITE DO LACTENTE – Chamomilla C5. NEVRALGIA INTERCOSTAL – com dor intolerável – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. SALPINGITE – com dor intolerável – 3 glóbulos de Chamomilla C5 de hora em hora. TERROR NOTURNO – 10 gotas de Chamomilla D3 antes da última refeição do dia.

Magia e Espiritualidade

A camomila é uma das plantas medicinais associadas ao elemento água. Planta sagrada ao deus Woden e a Cernunos, divindade da virilidade e da saúde. A erva também era considerada sagrada pelos antigos egípcios. Erva utilizada em banhos para harmonização com elemento água, amor, abertura psíquica, amizades e cura.

Aspectos Astrológicos

A camomila é uma das plantas medicinais associadas a tratamentos de questões de saúde relacionadas à Vênus em Câncer, Urano em Câncer e Urano em Escorpião. Seu regente é o Sol, mas segundo Paracelso, é uma planta associada ao signo de Libra. Outra fonte ainda (The Green Wiccan Herbal) atribui sua regência a Mercúrio.

MTC e Ayurveda

Medicina Chinesa (MTC)

Seu nome chinês é Yang Gan Jiu. A camomila é uma das plantas medicinais que limpam vento e umidade, corrigem deficiência do Baço/Pâncreas, resolvem a desarmonia entre o baço e fígado, eliminam a estagnação do Qi do Fígado, do Qi do Estômago e do Qi do Rim, contém a subida do Yang do Fígado, move a estagnação do Qi do Útero, elimina umidade-mucosidade-calor do Pulmão, vento-calor do Pulmão, umidade-calor do Intestino Grosso e Intestino Delgado e vento-calor na pele. Faz circular o Qi dos Intestinos. Seu elemento predominante é a Terra. Atua nos canais do Estômago, Fígado, Bexiga, Pulmões, Baço/Pâncreas, Vaso Governador, Vaso Concepção e Pericárdio.

Uso no Ayurveda

A camomila reduz Pitta e Kapha e aumenta Vata (em excesso). Sua rasa é picante e amarga. Sua virya é fria e sua vipaka é picante. A camomila é uma das plantas medicinais de natureza sátvica que promove o equilíbrio das emoções, especialmente recomendada aos tipos constitucionais Pitta. Atua nos tecidos (dhatus) plasmático, sanguíneo, muscular, medular e nervoso. Tem ação sobre o sistema nervoso, digestivo e respiratório. Em doses elevadas, pode ser emética e agravar Vata. Se preparada em uma decocção com um pouco de gengibre, torna o chá equilibrado e previne qualquer efeito emético da bebida. Serve como erva harmonizadora de preparados herbáceos.

Outros Sistemas Tradicionais

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Origem e Plantio

Habitat

A camomila é uma das plantas medicinais que crescem espontaneamente na Europa e em algumas regiões da Ásia. Difundida em todo o mundo.

Descrição da planta

Planta com haste ereta, ramificada. Folhas irregulares. Flores miúdas nas extremidades dos ramos.

Como plantar

A camomila cresce melhor em clima ameno, com temperaturas entre 7°C e 26°C. Embora possa ser cultivada em temperaturas mais altas, a planta tende a florescer precocemente nestas condições, especialmente se houver baixa umidade. O ideal é cultivar com luz solar direta, mas também tolera sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. Cultive preferencialmente em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 6,8. No entanto, esta planta pode crescer bem em diversos tipos de solo, incluindo solos pouco férteis, desde que não sejam muito ácidos. Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que permaneça encharcado. A camomila-alemã é propagada a partir de sementes. A camomila-romana pode ser propagada por sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras e módulos, transplantando as mudas quando estas têm de 2,5 a 5 cm de altura. Semeie a uma profundidade máxima de 0,5 cm, ou apenas pressione levemente as sementes no solo. A germinação leva normalmente uma ou duas semanas. O espaçamento pode ser de 30 a 45 cm entre as plantas. Ambas as espécies também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras grandes. Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes, principalmente no início do cultivo. A colheita geralmente ocorre 3 ou 4 meses após o plantio. As inflorescências devem ser colhidas assim que abrirem completamente. Flores mais velhas, que estão escurecendo ou estão com as pétalas brancas (lígulas) voltadas para baixo, têm menos sabor e aroma. As inflorescências colhidas devem ser secas para poderem ser armazenas. Colha as flores sem as hastes e deixe-as por vários dias em local seco e bem ventilado, até ficarem completamente secas.

Ciência e Bibliografia

O que diz a ciência

Em um estudo clínico, 10 de 12 pacientes submetidos a uma dolorosa cateterização cardíaca caíram em sono profundo após ingerir uma infusão de camomila.

Fontes de pesquisas utilizadas

http://www.plantamed.com.br/http://viabotanica.com.br/produtos/detalhes/medicamentos/homeopaticos/matricaria_chamomilla_-_24_papeis.htmlhttp://vidanatural.fortunecity.com/minas2.html#MADRESSILVAhttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camomila/camomila.phphttp://www.terapiafloral.net/2008/10/inspirada-pelos-dois-ltimos-produtos.htmlhttp://www.floraisdosul.com.br/site/essencias_ver.php?cod_essencia=6https://hortas.info/como-plantar-camomila • Pharmacodynamic basis of herbal medicine- Manuchair Ebadi -Taylor and Francis • Chinese and related North American Herbs – phytopharmacology and therapeutics values – Thomas S. C. Li – CRC Press • As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho – Ed. Nova Era • Dandelion Medicine – Brigitte Mars – Storey Books • Vademecum de Fitoterapia – Pedro del Rio Pérez • Enciclopedia de plantas medicinales • Apostila de Fitoterapia Chinesa – Prof. Antonio de Bortolli – Delta Educação • Handbook of Medicinal Herbs – James A. Duke with Mary Jo Bogenschutz-Godwin, Judi duCellier, Peggy-Ann K. Duke – CRC Press • Herbal Tonic Therapies Daniel B. Mowrey Ph.D -NTC Contemporary • Herbal Magick – a witchs guide to herbal folklore anda enchantments – Gerina Dunwick – New Page Books • Herbs for Chronic Fadigue – Kathi Keville – NTC Contemporary • ITF – Índice Terapêutico Fitoterápico – EPUB • Herbs for Healthy Skin, Hair and Nails – Brigitte Mars – Keats Publishing Inc • Aromacologia – uma ciência de muitos cheiros – Sonia Corazza – Senac Editora • Aromaterapia – a cura pelos óleos essenciais – Marcel Lavabre – Ed. Nova Era • Guia completo de Aromaterapia – Joanna Hoare – Pensamento • Florais da Gerais – Catalogo • Florais de Minas – Catálogo • Yoga of Herbs – Dr. David Frawley and Dr. Vasant Lad – Lótus Press • Tratado de Medicina Floral – Maria Cristina Nogueira Godinho dos Santos – Madras • Florais do Mundo – Nei Naiff – Nova Era • Herbs for the Heart – C.J Puotinen – NTC Comtemporary • Indian Medicinal Plants – C.P Khare – Springer • Medicinal Plants in Folk Tradition – an ethobothany of Britain and Ireland- David E. Allen & Gabrielle Hatfield – Timber Press • As plantas mágicas – Botânica oculta – Paracelso • Psycoactive Herbs in Veterinary Behavior Medicine – Stefanie Schwartz – Blackwell Publishing • Segredos e virtudes das plantas medicinais – Seleções do Readers Digest • The Complete Book of Incenses, Oils and Brews – Scott Cunningham – Llewellyn Publications • The Psycopharmacology of Herbal Medicine – plants, drugs that alter mind, brain and behavior – Marcello Spinella – MIT Press • Tylers Herbs of Choice – the terapheutic use of phytomedicinals – Dennis V. C. Awang – CRC Press • The Way of Herbs – Michael Tierra C.A, N.D – Pocket Books • Enciclopédia de Medicina Natural – Marcílio Franco da Costa Pereira – Madras • A vida cura a vida – Pe. Paulo Wendling – Paulinas • 100 Plantas para viver até os 100 anos – Anônimo – PDF • The Green Wiccan Herbal – Silja – Cico Books •

Artigos relacionados

Coordenação de pesquisa

Rodrigo Silveira
Ervanarium Escola das Plantas

Índice - Camomila