6 Óleos Essenciais para Harmonizar a Vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Se você quiser conhecer 6 óleos essenciais para harmonizar a vida e promover a comunicação e a beleza, este é o lugar certo!

Não é novidade que algumas ervas medicinais estão diretamente associadas a energia de alguns planetas.

A harmonia, a beleza e a boa comunicação são presentes de Mercúrio para a humanidade.

Além disso, por estar associado aos signos de Gêmeos e Virgem, o sistema respiratório e as funções digestivas também estão relacionadas a esse grande benfeitor celeste.

Quando os planetas ficam retrógrados, ou seja, adquirem movimento que os afasta da Terra momentaneamente, suas influências benéficas podem diminuir de intensidade e alguns desafios podem surgir nas áreas onde eles tem ação mais direta.

Mercúrio se afasta da Terra de 3 a 4 vezes ao ano e que falta ele faz quando se encontra retrógrado!!⁣

Ainda mais se você tem sol, ascendente ou lua em signos como gêmeos ou virgem. ⁣

Mas dá próxima vez que você precisar reforçar as qualidades de Mercúrio em sua vida, como a comunicação, favorecer a harmonização ou proporcionar beleza, pode buscar energia e inspiração nestes óleos essenciais ou chás:⁣

Hortelã-pimenta (Peppermint)⁣


Este óleo tem forte ação digestiva mesmo quando apenas inalado. É muito recomendado quando existem perturbações relacionadas a Mercúrio e Urano porque ajuda a harmonizar tudo em períodos de transformação.⁣

Cardamomo

Além de ser um poderoso harmonizar do sistema digestivo, seu uso externo na região do abdômen (devidamente diluído), é muito eficiente para alívio de cólicas. Da mesma forma que o óleo de hortelã, o cardamomo é muito eficiente a aliviar náuseas quando inalado. No aspecto energético é indicado para aliviar tensões do trânsito de Júpiter pelo signo de Virgem que provoca a exacerbação do senso crítico e aumento do perfeccionismo.

Erva-doce é uma das plantas de Mercúrio

Erva-doce

Outro óleo maravilhoso para auxiliar os processos digestivos e respiratórios, mas a Erva-doce é especialmente indicada para dissolver gases quando aplicada diluída em outro óleo carreador na região do abdômen. Após a aplicação sempre é bom aquecer a região para melhor efeito. Além disso, este óleo tem ação diurética e hormonal, indicado para os que precisam eliminar peso por problemas hormonais ou retenção de líquido. Ainda assim, este óleo essencial também tem ação em casos onde Vênus transita por câncer e onde a possessividade amorosa pode ficar muito exaltada.

Lavanda

Óleo essencial divino que permite ser utilizado direto na pele, sem necessidade de diluição (fato raro!) e que atua nos aspectos mais emocionais de Mercúrio aliviando a ansiedade, a depressão e a tensão nervosa que pode levar a insônia. Claro que ele também tem ação no corpo físico, aliviando tensões cardíacas e com forte ação anti-inflamatória e é um dos melhores óleos para regeneração da pele. No aspecto energético, ajuda a manter a harmonia e a paz em sua casa.

Alecrim

Uma erva de propriedades energéticas poderosas. Seu óleo essencial ajuda a espantar maus espíritos e é recomendado em locais onde existem pessoas doentes para melhor a vibração. Além disso, é uma das essência que ajudam a aliviar problemas nervosos e dores de cabeça tensionais. É utilizado para tratar casos de perda da fala e, da mesma forma que a lavanda, age de forma benéfica sobre o coração. Algumas fontes relacionam uma co-regência com o sol, o que o torna ainda mais benéfico. Óleo indicado para distúrbios relacionados ao trânsito de Urano em Capricórnio que pode ser um período de profunda mudanças internas e de reforma íntima.

O Tomilho é uma das plantas protegidas pelos deuses

Tomilho

Este é um dos melhores óleos essenciais para harmonizar o sistema respiratório, mas também tem grande ação regularizadora do sistema nervoso. Promove alívio para dores de cabeça, depressão, insônia e demais problemas nervosos. É um dos mais poderosos antisséptico e bactericidas que existem entre os óleos essenciais. Algumas fontes indicam a co-regência com Vênus. Nicholas Culpeper, especificamente, associava esta planta ao signo de Touro. Mas por sua forte ação no sistema nervoso, sua relação com Mercúrio também é natural. Acredita-se que o tomilho estimula os corpos sutis e os centros vitais e é uma das plantas que esta relacionada com a deusa Lakshmi e promove a fartura e a prosperidade, da mesma forma que a lavanda. Também é associada ao Senhor Ganesh, deus do sucesso e que remove quaisquer obstáculos na vida. Paracelso dizia que queimar esta planta ajudava a afastar maus espíritos, de forma similar ao hábito disseminado de queimar sálvia.

Para conhecer mais sobre o uso de plantas medicinais, participe dos programas de estudo da Escola das Plantas Ervanarium. Clique aqui para saber mais.



Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário: