Óleo Essencial: analgésico.
Sistema Gastrointestinal: em cefaleias de origem digestiva, hemorroidas, vertigem resultante de disfunções estomacais, mau hálito, dispepsia, meteorismo, flatulência, em espasmos digestivos, para digestão lenta, diarreia, estomatite, náuseas, esplenite, cólicas.
Sistema Urinário e Genital: para aumento da fertilidade feminina, como tônico uterino, clorose, na frigidez, herpes, TPM, dismenorreia, na retenção de líquidos, poliúria, cólicas, condilomas, leucorreia, no climatério, candidíase e também na impotência.
Sistema Hepático: atua sobre a vesícula, para inchaço do fígado, na ascite de origem hepática e em disquinesias biliares.
Sistema Respiratório: asma, problemas respiratórios, bronquite, pleurodinia, na pneumonia por estreptococos e ainda na tosse com muco.
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: gota, para eliminar colesterol, empregado em doenças do coração, clorose, auxilia na eliminação do ácido úrico, debilidade cardíaca, para equilibrar a pressão arterial e também para aterosclerose.
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: para aumentar a imunidade, para melhorar a memória e as funções mentais, isquemia, paralisias, escrófulas, mal de Alzheimer, histeria, insônia, demência senil e no esgotamento cerebral.
Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: para celulite, hidropsia,e ainda na hipotonia,
Sistema Renal: tem atuação benéfica sobre os rins e em casos de nefrose.
Outros distúrbios: erva utilizada para tratamentos de enxaquecas, como tônico geral do organismo, na depressão e no estresse físico e mental, para dores de dente, convalescença, exaustão, em casos de astenia, combate ao envelhecimento, anorexia, na alopecia, para sensação de frio na cabeça, câncer de boca, câncer de mama, câncer de baço, câncer de pele e câncer de fígado, tonturas e na meningite.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Pele e unhas: para dermatites seborreicas, micoses e em eczemas,
Cabeça e face: piolhos, inchaço dos olhos (compressas), catarata (compressas), caspa, queda de cabelo e na presença de rugas.
Cavidade bucal: odontalgias e garganta dolorida,
Músculos, ossos e articulações: tendinites e bursites e ainda em contusões,
Outros distúrbios: ciática e torcicolo,
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Uma das plantas medicinais associadas ao elemento madeira. O alecrim elimina vento-frio, tonifica o yang e aquece o Baço Pâncreas, corrige a deficiência (vazio) do sangue (xue), elimina acúmulos de alimentos no estômago e nas vísceras, elimina frio do canal do Fígado, tonifica o Qi, elimina umidade-frio do Pulmão, remove a estagnação do Qi do Rim, tonifica o yang do Rim, elimina frio no útero, remove invasão de vento externo e vento frio do Pulmão. Atua nos canais do Baço-Pâncreas, Fígado, Estômago, Pulmão, Rins, Vaso Concepção e Vaso Governador.
Categoria 4 – ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo ● Categoria 9 – ervas que promovem a digestão ● Categoria 11 – ervas que regulam o Qi ● Categoria 12 – ervas que regulam o Xue ● Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências • Categoria 20 – ervas para aplicações externas •
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©