Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

Alecrim, Coração e o Cérebro

Os antigos sabiam que muitos dos principais distúrbios de saúde se dão pela má comunicação entre o coração e o cérebro.

Diferente do que costuma-se imaginar, a mente habita o coração e quando este órgão está em desarmonia com o cérebro, pode-se dizer com segurança que a mente e o cérebro estão desalinhados.

Para nossa saúde mental, emocional e física, nada pode ser mais preocupante.

Afinal, quando a mente e o cérebro estão desencontrados, todas as demais inteligências do corpo, presentes nos órgãos, tecidos e células, tem dificuldade para se ordenar, já que o comando do corpo está em conflito.

É como se o capitão (cérebro) estivesse em desalinho com o general (coração).

O capitão, por mais bem preparado e capaz que seja, não tem as informações e a visão do todo que o general (coração), em geral, dispõe.

Assim, o cérebro pode tomar decisões equivocadas por não compreender as reais razões por trás dos fatos.

Por outro lado, se o coração (mente) estiver energética ou espiritualmente doente, os subordinados também podem sofrer com seus comandos desordenados.

Os orientais chamam esta desordem energética e espiritual de um órgão principal (como o coração, por exemplo) de doença do Shen.

Este é um estado extremamente desafiador por que a pessoa que está doente não percebe que de fato está,

Mesmo outras pessoas que não a conhecem tão bem, podem não notar que ela se encontra em desequilíbrio.

Este estado pode ficar oculto por muito tempo, até que seja tarde demais para qualquer reparação.

Pois a boa notícia é que o sol, durante 5 vezes por ano, faz sua passagem por um ponto de energia, que guarda em si, precisamente, a substância da reparação.

Por exemplo hoje, o sol está em um destes pontos, transitando desde o nascer do dia a 11º de Leão.

Assim, no dia de hoje é possível tomar consciência de coisas que não estão em ordem dentro de nós e tomar as primeiras medidas para a sua correção.

As pessoas que nascem neste dia, são capazes de, ao longo da vida, repararem seus desequilíbrio físicos, mentais e emocionais e tem todas as condições para ter uma vida muito longa.

O Alecrim é a planta capaz de equilibrar a mente e o cérebro

No mundo das plantas, a erva que representa a substância da reparação é o o Alecrim, pois suas propriedades medicinais equilibram a relação entre o cérebro e o coração e são conhecidas suas capacidades terapêuticas de promover a longevidade.

Se a sua dificuldade for em nível físico, comece ainda hoje um tratamento de 72 dias com chá de alecrim, 3X ao dia.

Tome durante 15 dias e faça um intervalo de 5 dias e, a seguir recomece, até fechar 72 dias (evite se estiver grávida ou se tiver pressão muito elevada).

Se a dificuldade for em nível emocional, faça o mesmo tempo de cuidados, mas utilize floral de Alecrim, que você encontra em diversos sistemas, como Florais de Minas ou Florais das Gerais, por exemplo.

Mas se você não tem consciência de que pode estar com alguma dificuldade relacionada a comunicação entre o coração e o cérebro, pode ainda assim utilizar óleo essencial de alecrim ou incenso de alecrim, pelo menos 3 vezes por semana, durante 72 dias para ativar o equilíbrio anímico entre estes dois centros fundamentais.

Na verdade, você pode começar este tipo de cuidado a qualquer momento, mas em dias em que a substância da reparação está ativa, os resultados serão mais rápidos e mais poderosos.

O importante é harmonizar coração e mente, sempre! 🙂

Conheça as ervas que fazem a diferença em sua saúde e na sua prática terapêutica
Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium

4 respostas

  1. Comecei ontem a tomar o chá de Valeriana para controlar a ansiedade. Como faço o tratamento com essa erva? Li que nao posso toma-la por muito tempo.

    1. Olá Vanessa! A valeriana acumula alcaloides tóxicos no organismo rapidamente. Seu uso varia de pessoa para pessoa, mas não deve passar de 7 dias consecutivos. Mas algumas pessoas devem usar por menos tempo ainda. Para saber a duração para você, consulte um fitoterapeuta. Grato por acessar o Ervanarium! 🙂

    1. Olá Rocio. No uso interno é possível utilizar o chá, sim. O óleo essencial deve ser diluído em outro óleo carreador. Ensinamos isso em detalhes em nossa formação de aromaterapia. Grato por acessar o Ervanarium!

Deixe um comentário