Tem dias que parece que o estômago não consegue dar conta do que comemos e a comida esta parada, sem ir para frente, nem para trás. São momentos quando a comida pesa, não é mesmo?
Mas o que fazer então?
As ervas coleréticas, são também conhecidas como colagogas.
Sua função é estimular a produção de bile por parte do fígado ou permitir a liberação de bile acumulada na vesícula para o sistema digestivo.
Quando você come algo e se sente pesado, estufado e percebe que o processo da digestão está lento, em muitos casos, pode ser porque não existe bile suficiente disponível para a digestão.
Na digestão, a principal função da bile é a emulsificação das gorduras.
Isso significa que a bile é responsável por sequestrar a gordura dos alimentos de forma que possa ser assimilada. Lembra a ação do detergente ao lavar a louça. Mas não é só isso!
Uma outra função importante da bile é lubrificar as paredes dos intestinos para facilitar a passagem do bolo alimentar e, mais para frente, do bolo fecal.
Assim, com pouca bile, o processo fica difícil e a sensação pode ser de empachamento e mal-estar já que nem as gorduras estão sendo removidas e nem o bolo alimentar consegue se mover adiante da forma esperada.
As ervas coleréticas estão aí para ajudar isso se resolver.
Ervas para quando comida pesa
Algumas plantas podem oferecer uma ajuda quase imediata como a alcachofra, a carqueja e a marcela, tanto na forma de chá, quanto em cápsulas ou tintura.
É muito recomendável ter algumas destas ervas coleréticas na sua farmácia natural em casa
Se você quiser conhecer mais opções, é só acessar a biblioteca de plantas medicinais do Ervanarium e colocar a palavra colerético ou colagogo na busca e ver mais opções.