Neste artigo do Ervanarium, você vai conhecer 4 ervas medicinais que vão te ajudar a repor sua energia. São as conhecidas “ervas tônicas” .
As ervas tônicas são aquelas que nos auxiliam a repor energias perdidas ou exauridas.
Em geral, este tipo de ervas também são conhecidas como adaptógenas, ou seja, que auxiliam o organismo a se recompor e fortalecer a imunidade e são excelentes para pessoas convalescentes, sem libido, fadigadas e com síndrome de burnout.
Uma característica importante destas ervas, é que elas são muito positivas para nossa saúde e, em geral, bastante seguras para uso por tempo prolongado. Algo como 30 ou 60 dias consecutivos, o que é bem raro no universo das ervas medicinais.
O cuidado maior que devemos ter com seu consumo é que muitas delas podem aumentar a pressão arterial.
Se isso for um problema para você, deve considerar usar doses menores e por menos tempo, ou acrescentar ervas que baixam a pressão na mesma fórmula, tais como a Melissa e a Carqueja, por exemplo.
Abaixo, relacionei algumas das principais ervas medicinais tônicas que podem ajudar você a repor suas energias são.
1º – Ginseng Coreano (Panax Ginseng)
Uma das ervas medicinais mais benéficas que existe, Seu nome panax, vem do grego “panacéia”, ou seja, algo capaz de curar todos os males.
Não é para tanto, mas a erva é realmente extraordinária para recuperar energias e colocar o organismo em funcionamento adequado novamente.
Vendido em sachês nas versões ginseng vermelho (red) ou branco. Pessoas com hipertensão devem evitar a versão vermelha (red) da planta.
2º – Maca Peruana (Lepidium peruvian)
É um alimento que pode ser adicionado em pó nas suas refeições.
Porém, também pode ser utilizada como erva medicinal com propriedades tônicas e adaptógenas muito poderosas.
Tem uma vantagem (para nós, ocidentais) de ser uma erva natural de nosso lado do globo, originária das altitudes andinas, que se encontra mais adaptada as condições e necessidade de vida, nesta parte do planeta.
Por ser também um alimento, é considerada extremamente segura para utilização em geral por longos períodos.
Pode ser incluída em dietas de convalescentes e de crianças que precisam ganhar peso.
CONHEÇA TAMBÉM
https://ervanarium.com.br/9-boas-ervas-para-quem-e-bom-de-garfo/
3º – Nó de Cachorro (Heteropterys aphrodisiaca).
Esta erva é mais conhecida como um famoso afrodisíaco, pois é capaz de aumentar os níveis de testosterona no metabolismo.
Porém, mais recentemente ela vem sendo considerada também um poderoso tônico e adaptógeno que entrega energia para nosso sistema.
O cuidado com o Nó de Cachorro é que, ao contrário de outras ervas tônicas, ela não deve ser utilizada por longos períodos, pois pode causar impotência masculina.
4º – Salsaparrilha (Smilax ssp.)
A Salsaparrilha é uma planta que vem recentemente ganhando reconhecimento importante entre as ervas tônicas.
É uma erva que pode servir de opção a ervas como Ginseng e Maca e que pode ser utilizada por períodos mais longos do que o Nó de Cachorro.
Uma atenção importante é que esta erva não deve ser usada por crianças e gestantes.
Outras ervas que entram na categoria das tônicas são a Pffafia | Ginseng Siberiano | Ashwagandha.
Quase todo mundo precisa, de vez em em quando, de uma ajudinha da natureza para se reequilibrar. Então que tal experimentar as ervas tônicas e ver o que elas podem fazer por você? 😉
Quer aprender como combinar ervas medicinais na dose certa? 🙂
CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS!
Respostas de 2
Eu amo as ervas
Nós também, Miriam! Grato por acessar o Ervanarium!! 🙂