Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

Quem precisa de Testosterona?

SERÁ QUE VOCÊ PRECISA DE TESTOSTERONA?

Hoje eu vou te falar sobre 3 ervas que aumentam a testosterona.
Mas o que é a testosterona e porque ela é importante para homens e mulheres?
A testosterona é um hormônio produzido naturalmente, em maior quantidade nos homens, e em menor quantidade nas mulheres, e é igualmente importante para todos nós.


Em geral, homens tendem a ser fisicamente mais fortes porque a maior quantidade de testosterona naturalmente presente em seu organismo, desenvolve mais intensamente a sua musculatura.


Mas a testosterona não está ligada apenas a massa muscular.

Sua presença nos níveis recomendados é responsável por uma libido saudável, pela saúde dos ossos, pela capacidade de gerar massa muscular magra, pela fertilidade masculina, pela presença mais acentuada de pelos corporais como a barba, por exemplo.
Também é a testosterona que provoca a diferenciação entre os genitais masculinos e femininos. O aumento natural da testosterona na puberdade é a causa das mudanças de voz e na aparência dos jovens. Por outro lado, níveis excessivos de testosterona podem ser associados com o afloramento da libido e da agressividade.

Formação em Fitoterapia Profissionalizante Online


A testosterona esta por trás do metabolismo dos lipídeos. Assim, quando os níveis de testosterona caem, é provável que os acúmulos de gordura aumentem. Nos homens isso é mais visível na região abdominal.
A diminuição acentuada da disponibilidade de testosterona é conhecida como andropausa e pode acometer homens, em geral, na casa dos 50 anos ou mais. Mas nem todas as pessoas apresentam esta condição.


Mas para os que apresentam, isso pode resultar em baixa libido, aumento do volume do abdômen, enfraquecimento dos ossos e perda muscular acentuada.
Por isso, é muito importante cuidarmos para manter os níveis de testosterona equilibrados.
Para favorecer isso existem cuidados que devemos tomar para favorecer a disponibilidade de testosterona e outros para evitar que os níveis declinem.


Uma coisa importante é que, em princípio, a testosterona não deixa de ser produzida, em homens e mulheres, mesmo em idades mais avançadas.
O que acontece é que alguns hábitos muitas vezes impedem que você usufrua deste hormônio. E, em alguns casos, a testosterona livre pode ser convertida em estrogênio – um hormônio feminino.


Nós já vamos falar das ervas medicinais que podem nos ajudar a dispor de mais testosterona.
Mas antes, você precisa saber que alguns tipos de alimentos e bebidas são verdadeiros vilões que podem impedir que sua testosterona fique ajustada. Sem eliminar esta lista, pode ser bem mais complicado recuperar sua testosterona disponível.


O café é um dos principais inimigos dos níveis saudáveis de testosterona. Eu sei que para quem é fá desta bebida, é difícil resistir, mas o café elimina grandes quantidades de zinco do organismo. É o zinco é um dos minerais mais importantes para quem deseja manter seus níveis de testosterona equilibrados. O zinco é o maestro dos minerais e a sua falta no organismo irá prejudicar os níveis de testosterona disponíveis e a disponibilidade de uma série de outros minerais.

Se você já percebe os sinais que podem estar relacionados com níveis baixos de testosterona no organismo, deve urgente rever seu consumo de café. Procure eliminar ou restringir a uma vez por semana. Castanha de caju, morangos orgânicos e cacau são ótimas fontes de reposição de zinco.


O álcool é o segundo grande vilão.

O consumo de álcool vai favorecer que as reservas de testosterona do organismo se convertam em estrogênio – um importante hormônio feminino. Nem mesmo as mulheres se beneficiarão neste caso, uma vez que o público feminino também necessita de uma certa quantidade de testosterona para manter músculos, ossos e a libido saudáveis.


O álcool consumido tem a tendência de favorecer a criação de gordura que vai se acumular na região abdominal. Nem todo mundo sabe, mas a cerveja, o vinho e demais bebidas alcoólicas são calóricas e essa energia que não é utilizada acaba se convertendo em gordura. Isso acontece porque o álcool irá aumentar os níveis de um hormônio chamado cortisol, que é responsável por quebrar os músculos e acumular gordura! O álcool estimula ainda a produção de uma enzima chamada aromatase que converte testosterona em estrogênio.


Outros vilões muito importantes de se cuidar são os alimentos que provocam inflamação. Os processos inflamatórios inibem a assimilação da testosterona produzida e para corrigir isso, será necessário identificar quais tipos de alimento podem estar contribuindo para gerar processos inflamatórios em seu corpo.


Existem muitos suspeitos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Comece prestando atenção em tudo que você ingere e que provoca alergias, rinite ou mesmo azia e refluxo. Também preste atenção em suspeitos muito famosos como os farináceos, laticínios, alimentos processos, glutamato monossódico, alguns tipos de frutos do mar e algumas sementes como amendoim, por exemplo.


O ideal é você buscar um fitoterapeuta do Ervanarium para fazer o teste completo e certificar-se se algum dos alimentos que você ingere está prejudicando você diretamente.
A diminuição nos níveis da testosterona disponível poderá contribuir para problemas ósseos e musculares, aumento de peso, perda do apetite sexual e baixa vitalidade.


Mas como é que viramos este jogo?
Bom, o primeiro passo, eu já compartilhei.

Evite café, álcool e alimentos que possam inflamar seu organismo.


Mas o segundo passo é incluir no seu dia a dia, ervas, alimentos e práticas que irão desinflamar seu organismo, baixar os níveis de cortisol e aumentar elementos importantes como o zinco, as vitaminas do Complexo B (em especial a B6) e vitamina C.


Vamos ver um por um destes itens:
1º – Chlorella – inclua na sua vida uma dose diária de Chlorella. Este fitoterápico pode ser adquirido na forma de pó, cápsulas, mas minha recomendação é que você use na forma de tabletes de uma empresa que especializada unicamente em produzir este fito. Procure a Chlorella da Green Gem. A Chlorella é um microrganismo unicelular, da família das algas que rico em clorofila e minerais do complexo e diversas vitaminas. A chlorela tem propriedades muito benéficas ao organismo que vão auxiliar a aliviar os quadros inflamatórios, eliminar peso, repor minerais importante que são difíceis de obter apenas com alimentação comum e principalmente, controlar os níveis do colesterol ruim, mas favorece o colesterol bom. O colesterol bom também é conhecido como HDL e ele é um dos responsáveis pela produção de testosterona. A Chlorella também é uma fonte de vitamina C, ainda que não seja na concentração necessária diária. Para tomar a chlorela comece com 3 tabletes no 1º dia e observe sua evacuação. Aumente um tablete por dia até que a evacuação fique um tom esverdeado. Ao acontecer isso, mantenha o número de tabletes que você está usando quando isso acontecer. Tome todos os dias, de preferência pela manhã. Se a dose estiver com muitos tabletes, pode dividir em duas vezes ao dia, com metade em cada dose.


2º – Introduza verduras verdes escuras com frequência na sua alimentação. As verduras verdes escuras são alimentos anti-inflamatórios por natureza e contém vários minerais essenciais ao organismo.


3º Faça exercícios físicos de acordo com sua condição atual. Não é necessário fazer um grande esforço, mas mover o corpo e ativar o organismo é importante para baixar o colesterol e eliminar gorduras, dois grandes inimigos da testosterona. A partir dos 50 anos, introduza a prática de musculação leve e supervisionada, se ainda não estiver praticando. Mas o melhor exercício para ajudar a elevar os níveis de testosterona são a yoga, o chi kung e o tai chi. Todos estes são exercícios de baixo impacto sobre a estrutura, mas que promovem o desenvolvimento de massa magra e, principalmente, reduzem consideravelmente os níveis de cortisol, o grande vilão que sequestra testosterona das pessoas.


4º – Consuma abacate e alho. O abacate é fonte de gorduras limpas chamadas de monoinsaturadas que são fundamentais na produção de testosterona. Já o alho é um alimento medicinal que ajuda a reduzir os níveis de cortisol. O problema do cortisol é que ele compete por espaço com a testosterona dentro do organismo. E isso não é o que nós queremos, pois o cortisol é conhecido como o “hormônio do estresse”.


Ervas medicinais


Para encerrar nosso papo, quero compartilhar com você, 3 ervas medicinais que irão ajudar você a melhorar seus índices interno deste hormônio.

Mas lembre-se. Só as ervas, sem as mudanças de hábitos, os alimentos recomendados e as atividades físicas, não serão suficientes para reverter a condição de baixa disponibilidade de testosterona. É um trabalho em conjunto.


1ª erva: Tribulus terrestris, também conhecido apenas como Tribulus.
Esta erva é reconhecida como um grande auxílio natural para elevar os níveis de testosterona disponível. Além disso, o tribulus estimula toda a região genital e ajuda a irrigar o cérebro. Isso é importante porque algumas pessoas com baixa testosterona também se queixam de esquecimento. O tribulus pode ser utilizado na forma de chá, tintura e cápsulas.


2º – Nó de Cachorro – está é erva é um afrodisíaco famoso que atua justamente no fortalecimento dos níveis de testosterona disponível no organismo. Pode ser utilizado na forma de chá e de tintura.


3ª – Catuaba – as raízes da catuaba são poderosas afrodisíacas que promovem a produção e disponibilidade de testosterona e ainda por cima reduzem os níveis de cortisol. Esta é uma erva completa no que diz respeito a aumentar os níveis da testosterona no organismo. Mas lembre-se. Tem eu ser as raízes, de preferência, na forma de decocção.


Então é isso, leia várias vezes e anote todas as indicações e mãos a obra!

E lembre-se de compartilhar com outras pessoas que possam se beneficiar destas orientações.

E se você gosta de fitoterapia, venha estudar comigo!

Contate o Prof. Rodrigo Silveira – Clique Aqui

Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium