Plantas Medicinais para Festas e Pós-Carnaval

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Celebrar faz parte da vida, mas nem sempre é possível fazer isso com moderação. Sorte a nossa que a Mãe Natureza nos legou as plantas medicinais e, com elas, podemos nos livrar dos excessos das festas e do pós-carnaval.

Os excessos mais comuns durante períodos de festas são a ingestão excessiva de álcool, drogas recreativas e a desidratação.

Não recomendo que ninguém faça essa jornada, mas se for necessário, vão aqui algumas dicas para ajudar na recuperação deste período intenso de agitação e comemoração.

O principal penalizado com os excessos promovidos em festas é o fígado.

Afinal é dele a função de filtrar as substâncias que vão parar no sangue após ingestão e como álcool e toxinas não fazem bem para ninguém, esse herói tenta da melhor forma possível, segurar o máximo possível de substância nocivas dentro de si mesmo, na esperança de nos preservarmos e de, quem sabe, nos dar mais alguns anos de vida para adquirir juízo.

Assim, aquela ressaca brava que muitos sentem após os períodos de excesso é uma “gentil lembrança” do fígado sobre o que ele teve que passar para livrar o indivíduo de um destino mais grave.

Além do fígado, a agitação das festas exige muito da energia vital do “folião” e as inúmeras horas mal dormidas, aventuras e agitações do período podem ainda prejudicar a energia dos rins, causando a conhecida fadiga.

Fechando o trio de cuidados é importante lembrar que o consumo de álcool desidrata o organismo e bebidas populares como cerveja tem efeito diurético o que provoca mais perde de líquidos do que se ingere. Também é bom lembrar que se a pessoa estiver ingerindo uma bebida alcoólica, ela não estará ingerindo água no lugar. Isso faz com que durante períodos prolongados deste tipo de comportamento, os níveis de hidratação do corpo sofram severas baixas.

Para ajudar a corrigir estes desequilíbrio podemos contar com algumas plantas e substâncias medicinais muito benéficas.

Tudo começa com a reidratação e você pode usar essa dica antes, durante e após as festas.

Procure tomar muita água de coco que funciona como um reidratante concentrado natural. Durante as festas, se tiver acesso (principalmente em festas de rua pode ser mais fácil), dê um tempo na ingestão de álcool é procure tomara água de coco.

Plantas Medicinais

Uma das melhores formas de manter a hidratação é a água de coco

Se não puder ser durante, faça isso antes e logo após a agitação. Pode ser a água de coco de caixinha se não tiver acesso a outra opção.

Outra coisa que você pode fazer é comer o máximo possível de abacaxi, pois ele é rico em sais minerais e açúcar e é uma versão mastigável do soro de caseiro.

Já para o “dia seguinte” procure ter ao alcance algumas cápsulas de alcachofra (cynara scolymus) para aliviar o mal-estar de um fígado prejudica e para começar a eliminar o excesso de ácido úrico que algumas bebidas fermentadas tem.

A alcachofra é um poderoso protetor do fígado e purificador do sangue

Também é conveniente tem cápsulas de maca peruana (lepidium meyenii) para ajudar a recompor as energias gastas e dar uma recuperada na fadiga dos excessos.

O certo é descansar após uma noite (ou dia) de excessos, mas nem sempre esse conselho é seguido, então para evitar perdas maiores que possam causar danos que talvez você só perceba muito depois, procure levar as cápsulas de  maca com você durante as festas e reforce sua energia. Felizmente, ela não interage com álcool, mas pegue leve e ingira uma cápsula a cada 4 horas (no máximo).

Plantas Medicinais

A Maca Peruana é um tônico da energia vital e ajuda a corrigir a fadiga

Estas duas ervas são extremamente benéficas e seguras e podem ser tomadas por praticamente qualquer pessoa, mas pergunte para um terapeuta habilitado se isso é indicado para o seu caso e sua condição de saúde.

Se você quiser saber onde encontrar estas duas ervas medicinais em cápsula de 250 mg, de um fornecedor habilitado, clique nos links abaixo e entre em contato diretamente com eles:

Alcachofra (Cynara scolymus) – clique aqui.

Maca Peruana (Lepidium meyenii) – clique aqui

 

Para conhecer as plantas medicinais brasileiras que fazem as funções de purificar o fígado e recupera a energia vital dos rins, faça parte do Clube das Plantas Brasileiras. Mais informações abaixo!

Plantas Brasileiras

Saiba como participar. Seja um assinante! Clique aqui

Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário: