Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

3 Ervas para dar água na boca

Algumas ervas são capazes de dar água na boca de verdade!

As ervas sialogogas são aquelas que promovem a produção de saliva.

E isso é muito importante, porque além de ser muito desconfortável ficar com a boca seca e com as mucosas grudando, engolir qualquer coisa sem saliva fica muito difícil.

Mas o mais importante ainda é que a saliva é uma substância com propriedades muito especiais na defesa do organismo e como parte do processo da digestão.

Ervas para dar água na boca
Lascas de gengibre fresco são ótimas para estimular a salivação

Na saliva se encontram algumas substâncias anti-inflamatórias e bactericidas que impedem a propagação de microrganismos nocivos e sua possível entrada pela cavidade oral para dentro do organismo.

Além disso, na saliva está presente uma substância chamada de amilase que tem a finalidade de dar início a digestão dos amidos que nós encontramos de forma tão abundante em nossa alimentação, nos pães, nas massas, no arroz e outros carbo-hidratos.

Sem a saliva, esta parte do processo fica prejudicada e a assimilação do amido, também.

A perda da capacidade de produzir saliva pode ser agravada por algumas doenças ou mesmo por alguns tratamentos como quimio ou radioterapia.

Mas de qualquer forma, pessoas que entram na fase vata da vida, que em geral começa a partir dos 50 anos, tendem a apresentar mais secura generalizada, inclusive com menor produção de saliva e todos podem se beneficiar das ervas sialagogas para ajudar a estimular a salivação.

Em geral, a melhor forma de utilização é com a erva fresca, colocando uma pequena porção debaixo da língua, várias vezes ao dia.

Ervas para dar água na boca.

Algumas ervas sialagogas muito eficientes são a araruta, o gengibre fresco e as bagas do cardamomo.

Mas tem muito mais opções para você conhecer na biblioteca das plantas medicinais do Ervanarium.

A melhor biblioteca online de plantas medicinais em língua portuguesa
Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Herborista, Professor e Criador do Ervanarium

Deixe um comentário