Como você sabe se está hidratado?
Os sintomas da desidratação são bem conhecidos: vômitos, diarreia, boca seca e grudenta, pouca urina ou muito amarela (principalmente ao longo do dia), ausência de fluido lacrimal, olhos fundos (encovados), moleira baixa (nos nenês) e até mesmo, em casos ainda mais graves, letargia e coma.
O mais surpreendente é que existe outro conjunto de sinais que indicam não necessariamente uma desidratação clássica, mas algo que poderia ser chamado de forma mais apropriada como SUB-HIDRATAÇÃO.
A sub-hidratação é bem mais furtiva do que a desidratação clássica, mas nos prejudica muito e, por ser mais complicada de detectar, pode acompanhar algumas pessoas por toda a vida.
Um dos perigos da sub-hidratação é que, como sabemos, a água é o combustível básico para o bom funcionamento de todo o corpo e, principalmente, do cérebro.
Assim, várias funções vitais importantes entram em baixa quando não estamos devidamente hidratados.
Outro aspecto importante é que mesmo os medicamentos têm dificuldade de agir da forma esperada quando nossos níveis de hidratação não estão adequados, pois o cérebro tem dificuldade de enviar comandos corretos.
Imagine quantas pessoas que recebem um tratamento apropriado, mas que o organismo não reage adequadamente apenas por que o equilíbrio hidro químico do corpo está deficiente!
Dessa forma, é importante entender que qualquer tratamento, de qualquer tipo de terapia, deve iniciar com a confirmação de que estamos devidamente hidratados.
Caso isso não ocorra, você pode ter o melhor tratamento do mundo e seu organismo não será capaz de reagir da forma certa.
Quer saber se você pode estar com sinais de sub-hidratação?
O Ervanarium te ajuda a saber!
Responda as perguntas abaixo. Se você tiver 4 “sim”, é recomendável fazer uma suplementação de sua hidratação com soro caseiro, por alguns dias e tomar mais água.
1 – Sua língua é lustrosa e espelhada (tire uma foto da própria língua para ver melhor)?
2 – Você ronca a noite, mesmo sem ter sobrepeso elevado?
3 – Você fica com a boca seca com frequência, ao longo do dia?
4- Você precisa levantar a noite para tomar água?
5 – Você tem dor de cabeça que passa ao tomar um copo de água?
6 – Os remédios que você toma demoram para fazer efeito?
7 – Você toma mais do que 3 copos de refrigerante por dia?
8 – Você toma café diariamente? Mais de uma vez por dia?