Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

10 Benefícios que o Yoga pode lhe trazer hoje!

O dia a dia, para todos nós, está cada vez mais corrido e com isso, muitas pessoas passaram a procurar opções para encontrar o seu equilíbrio interior.

Algumas ainda passaram a se preocupar com o ritmo com que levam suas vidas e acabaram descobrindo a prática do Yoga.

Yoga, em sua língua materna, significa união e tem como princípio fundamental facilitar a conexão do corpo com a mente, que são entendidos como um único corpo, indissociável.

As aulas de Yoga possuem inúmeros recursos (ou técnicas) tais como a meditação, a respiração consciente, a execução de posturas psicofísicas (inspiradas em animais ou em outras referências da natureza), relaxamento profundo, entre outras.

A adesão a esta prática vem crescendo por consequência dos seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental oferecidos.

Vejamos uma lista com 10 destes benefícios:

  1. Aumento da capacidade pulmonar: este incremento acontece através da prática da respiração consciente e controlada, conhecida como Pranayama.
  2. Melhora da concentração e do foco: a atividade do Yoga demanda atenção o tempo todo. Desde as técnicas de respiração, como também nas posturas e meditação e isso evita o assédio de pensamentos aleatórios. A concentração é aumentada não somente durante as aulas, mas poderá ser aplicada de forma natural em todos as atividades do dia a dia.
  3. Melhora da postura e da saúde da coluna vertebral: estudos conduzidos pelo Boston Medical Center, de Massachussets, nos Estados Unidos – uma instituição que é referência em medicina integrativa – comprovam que os benefícios do Yoga para a saúde e fortalecimento da coluna lombar, são tão eficientes quanto sessões de fisioterapia
  4. Prevenção de doenças como depressão e síndrome do pânico: o Yoga auxilia no processo de recuperação de episódios de depressão ou síndrome do pânico, pois trabalha a mente, aumentando diretamente a produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando sensações de prazer, bem-estar e relaxamento, que está associado ao tratamento destes distúrbios de saúde.
  5. Redução do estresse e diminuição da ansiedade: para os praticantes de Yoga, o alívio do estresse pode ser experimentado logo nas primeiras aulas. A concentração exigida durante toda a prática é uma das responsáveis pela diminuição da ansiedade que gera estresse.
  6. Equilíbrio hormonal e do sistema nervoso: com a prática regular, o corpo consegue equilibrar os hormônios e regular o sistema nervoso, diminuindo os níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse) na corrente sanguínea.
  7. Aumento da flexibilidade e tônus muscular: com as técnicas exercidas no Yoga, o praticante poderá melhorar sua performance em outras atividades físicas, como em lutas e outros esportes.
  8. Alívio dos sintomas da TPM e regulação do ciclo menstrual de forma natural: o Yoga tem o poder de relaxar os músculos, melhorando o processo digestivo. Dessa forma, os sintomas da tensão pré-menstrual podem ser aliviados ou, até mesmo, eliminados.
  9. Preparação do corpo para o parto e pós-parto: já é comprovado cientificamente os benefícios que a prática de Yoga trás as gestantes, no equilíbrio hormonal e emocional e na conexão que se estabelece com o bebê.
  10.  Melhora a autoestima e o humor: a prática favorece a manutenção de pensamentos mais positivos em relação à vida, melhorando o humor.
VEJA TAMBÉM:

https://ervanarium.com.br/suas-melhores-amigas-no-inverno/

A prática de Yoga, nascida na Índia, é uma excelente alternativa para quem deseja fazer uma atividade que melhora a qualidade de vida.

Hoje está cada vez mais fácil encontrar um instrutor de Yoga qualificado nas proximidades de onde você mora. Mas se isso não for uma possibilidade na sua localidade, não tem problema, pois já é possível, até mesmo, encontrar professores que ensinam pela internet.

Ou seja, não tem por que você ficar parado. Vamos começar? 🙂

QUER APRENDER A MEDITAR? CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS!

Bruna Maculan

Bruna Maculan

Professora de Yoga e terapeuta ayurvédica

Deixe um comentário