Conheça o hibisco, uma planta medicinal de fácil cultivo e que trará muita alegria e beleza para o seu jardim.
Quando falamos em plantas medicinais, imediatamente gosto de associá-las aos aspetos de cultivo, o que nos confere uma experiência completa: quando conhecemos as características morfofisiológicas, as interações ecológicas e as propriedades terapêuticas das espécies estudadas.
Neste contexto, uma planta que se destaca é o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis L.), uma espécie exótica presente em diversos jardins ao redor de todo o mundo, devido à sua facilidade de cultivo, rápido crescimento e longevidade de suas florações.
Apesar da origem asiática, sua capacidade adaptativa é notória, assim como a rápida inclusão no cardápio da fauna local, sobretudo no que diz respeito às suas adocicadas flores, o que a torna um excelente exemplar para mantermos em nossos jardins ou até mesmo em uma bela jardineira próxima à janela.
Para que cresçam e floresçam muito, os hibiscos precisam de no mínimo 3 horas de sol diário e bastante água.
O segredo está no solo rico em minerais e com um excelente sistema de drenagem.
Esta espécie gosta de muito sol, mas detesta água acumulada, o que leva à imediata podridão das raízes. Uma atenção especial diz respeito às cochonilhas e às formigas, pois o sabor adocicado do hibisco atrai aves, lagartos, mamíferos e também muitos insetos.
No entanto, não se preocupem, pois uma planta saudável lida de forma muito equilibrada com todas essas visitas, sendo esta dinâmica um grande estímulo para o surgimento de novos galhos, folhas e florações.
Portanto, se você curte jardinagem e adora receber visitas da fauna local, sobretudo beija-flores e abelhas nativas, aqui está uma planta maravilhosa para compor o seu jardim medicinal.
As belas e grandes flores da espécie, que em climas tropicais desabrocham ao longo de todo o ano, têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, sedativas, hipotensivas, antiespasmódicas e antioxidantes, atuando de forma excepcional no quarto macrossistema [baço e pâncreas].Importante ter atenção às suas propriedades contraceptivas e embriotóxicas.
O que pode ser mais bacana do que possuir um belo jardim, interagir com a biodiversidade local e colher as lindas flores que, desidratadas, podem ser utilizadas para preparação de águas saborizadas e chás super refrescantes?
Sempre que possível, cultive suas plantas medicinais e você irá vivenciar uma experiência fantástica!
Referências:
- SILVEIRA, Rodrigo. 108 Ervas Medicinais Completas. Ervanarium Escola das Plantas.
- BIBLIOTECA ERVANARIUM. Disponível em: <www.ervanarium.com.br>. Acesso em: [30 de julho 2023].
- DILLON, Helen. Down to Earth With Helen Dillon, Published by Timber Press, 2007.
- DILLON, Helen. Helen Dillon’s Garden Book, Published by Frances Lincoln, 2007
- DION, Rosser. Perennial Gardening: How You Can Create a Perennial Garden and Grow Flowers, Vegetables, Shrubs, Herbs and Fruit along with Making It Beautiful Using Pruning Techniques, Independently published, July 24, 2021.
- WONNING, Paul R. EDWARDS, Abe. Gardener’s Guide To The Hibiscus: Perennial Hibiscus Flower Care. Gardener’s Guide to the Full Sun Perennial Flower Garden Book 12, Mossy Feet Books, March 3, 2014.