Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

A Importância do Nome Científico das Ervas

Você pode achar esquisito citar nomes científicos quando estudamos fitoterapia, aromaterapia ou florais. Mas, você sabe o que é e qual a importância do nome científico?

O nome científico é composto por uma combinação de duas palavras.

Essa nomenclatura binomial foi adotada e popularizada no século XVII pelo médico, zoólogo e botânico sueco Carolus Linnaeus (1707-1778).

Os nomes são escritos em latim, pois é uma língua morta (que não sofre alterações) e universal, e em itálico. Saber que as plantas têm um nome científico é importante porque muitas plantas são conhecidas com o mesmo nome comum, mas são de diferentes espécies com diferentes características, por isso, diferentes nomes científicos.

Por outro lado, há muitas plantas com o mesmo nome científico e diferentes nomes comuns.

  • Exemplo: aipim, aimpim, macaxeira, macamba, castelinha, uaipi, maniva, candinga, moogo, pão-de-pobre, pau-de-farinha, tapioca, xagala são alguns dos diversos nomes que a mandioca (Manihot esculenta) possui dependendo da região brasileira em que está.

Formação em Fitoterapia Profissionalizante Online

Os nomes científicos são importantes para descrever as espécies de maneira universal, para que cientistas de todo o mundo possam identificar prontamente a mesma espécie eliminando a confusão dos nomes populares ou de diferentes idiomas.

Eles são compostos por duas palavras: a primeira se refere ao gênero ao qual àquela espécie pertence e a segunda se refere ao epíteto específico, o termo que define a espécie. O nome pode ser acompanhado também do nome do pesquisador e o ano de seu registro.

Existem vários critérios e regras para denominação e classificação e as palavras escolhidas muitas vezes trazem características da espécie, indicações da sua origem ou outras particularidades.

Essas regras estão no Código Internacional de Nomenclatura Botânica e são regularmente atualizadas, pois os nomes científicos também podem a mudar à medida que a compreensão científica e os meios de identificação das espécies se modernizam.

Referências:

Instituto Botânico. Disponível em: https://ibot.sav.sk. Acesso em: 28 nov. 2022.

International Plant Names Index. Disponível em: https://www.ipni.org/. Acesso em: 28 nov. 2022.

Plants of the World Online. Disponível em: https://powo.science.kew.org/. Acesso em: 28 nov. 2022.

Tratado de Botânica de Strasburger. Andreas Bresinsky et al. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Contato com a Prof. Luciana Keler – Clique Aqui

Luciana Keler

Luciana Keler

Bióloga, instrutora e fitoterapeuta certificada pelo Ervanarium