Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

Imunidade no Ayurveda

O que é imunidade para o Ayurveda? 

Segundo o ponto de vista científico ocidental, a imunidade é a capacidade que o nosso corpo tem para se defender contra substâncias nocivas (antígenos), que podem vir tanto do ambiente externo quanto do ambiente interno. Porém, ao voltarmos nosso olhar para o conhecimento da medicina Ayurvédica descobriremos que para essa ciência a imunidade significa muito mais do que apenas resistência

Imunidade na perspectiva do Ayurveda é a essência mais profunda da energia de vida do corpo, que não apenas nos protege a nível físico, mental e espiritual, como também rejuvenesce o nosso corpo e aumenta nossa longevidade e realização interior. 

Ayurveda não é apenas ciência que lida com doenças e seu tratamento. É um modo de vida que descreve como se manter saudável e melhorar a longevidade. Pela mesma razão, a maioria dos textos clássicos do Ayurveda se dedica à prevenção de doenças, como forma de se manter saudável e melhorar a imunidade, antes de se aprofundar nas doenças e seu tratamento. 

O Ayurveda define 3 tipos de imunidade:

Trata-se de três mecanismos que atuam simultaneamente para exercer o potencial adequado de imunidade:  

Sahaja bala  – pode ser considerada como imunidade inata no Ayurveda presente desde o nascimento, onde há um equilíbrio dos Tridoshas (Vata, Pitta e Kapha). A imunidade congênita ou natural é herdada dos pais.

Kalaja bala –  é a imunidade que é alcançada através de um regime diário e sazonal adequado. 

Yuktikrita bala – representa a  imunidade adquirida através da qual a doença pode ser defendida diretamente. Ela é alcançada através de dieta adequada, descanso, estilo de vida, exercício e Rasayana (terapias de rejuvenescimento).

Conceitos ayurvédicos relacionados às funções do sistema imunológico

A imunidade é um conceito explicado no Ayurveda em vários tópicos. Aqui, vamos abordar os mais importantes: Bala que representa força, Vyadhi Kshamathwa que refere-se ao conceito de resistência ao desenvolvimento da doença e Ojas (vigor) que trás a concepção de resiliência suprema. 

O conceito de Bala explica a capacidade que o sistema tem de se reparar, se nutrir e ser eficaz na prevenção de doenças. Já Vyadhi Kshamatwa é a competência do sistema imunológico em lutar contra os patógenos causadores de doenças. Enquanto Bala é uma consequência do equilíbrio geral das funções corporais, tecidos, digestão e eliminação, Vyadhi Kshamatwa manifesta puramente a função do nosso sistema imunológico e a recuperação após entrar em contato com organismos patogênicos.

Para o Ayurveda, o aspecto preventivo de nossa função imunológica está principalmente relacionado ao nosso sistema digestivo. O conceito de Ojas explica essa correlação direta entre digestão e imunidade. Ojas é o produto final da transformação fisiológica que ocorre em nosso corpo como parte da nutrição dos tecidos.

A função de Ojas não é apenas explicada como resistência à doença, mas é resiliência a qualquer forma de mudança física, mental ou ambiental desfavorável que normalmente criaria um desequilíbrio, levando à doença. Porém é tratado de forma eficaz devido à presença de Ojas.

Fatores que geram influência na nossa imunidade:

Nossa Prakriti (constituição natural do corpo)

Foi observado que pessoas com Kapha prakriti saudável têm sistemas imunológicos melhores do que pessoas com Vata prakriti e Pitta prakriti.

– Saúde de Ojas (a essência de nossos Dhatu ou tecidos corporais)

Combater infecções e patógenos é construir Ojas – a essência de nossa reserva de órgãos herdada, nutrição digerida e nossas experiências. Se Ojas estiver esgotado, a doença pode se instalar.

– Agnibala (nosso poder digestivo)

Como já vimos, uma boa digestão e saúde intestinal são fundamentais no Ayurveda. Uma digestão saudável nutre os tecidos, que por sua vez alimentam o coração e fortalecem a imunidade. Se a digestão for prejudicada, ela não pode metabolizar os nutrientes apropriados necessários para a nutrição dos tecidos e isso acaba resultando no esgotamento de Ojas. Um fogo digestivo fraco acumula substâncias tóxicas, conhecidas como Ama, que podem obstruir os canais e dificultar a absorção nutricional e a assimilação emocional.

– Equilíbrio dos Doshas dentro de nós

Para se manter saudável, os cinco elementos básicos do Universo (Éter, Ar, Água, Fogo e Terra) precisam permanecer equilibrados e em harmonia dentro do nosso corpo. A maioria das doenças surgem devido ao desequilíbrio de um ou dois dos Tridoshas (Vata, Pitta, Kapha), o que leva ao mau funcionamento dos órgãos internos. Embora o Ayurveda reconheça que os germes espalham doenças infecciosas, o tratamento é baseado no sistema de Tridoshas. O Ayurveda não “mata” uma infecção como os antibióticos, mas fortalece o sistema imunológico do corpo para combater as doenças ou infecções.

– Estado de Espírito (Mansika Doshas)

A sede de Ojas é o coração e, portanto, o equilíbrio emocional e a nutrição desempenham um papel integral no funcionamento normal do nosso sistema imunológico. Do coração origina-se o prana; a fonte da respiração, manas; equilíbrio mental e rasa a fonte de nutrição. Portanto, o Ayurveda enfatiza os rituais diários (Dinacharya) que nutrem tanto o corpo físico quanto o coração emocional para um sistema imunológico forte.

       Como aumentar nossa imunidade de forma saudável

Potencializar a nossa função imunitária num contexto ayurvédico passa por uma alimentação saudável e equilibrada, estilo de vida incluindo rituais diários e incorporação de ervas, que mantêm o equilíbrio dos Doshas, ​​fortalecem a nossa digestão e constroem tecidos saudáveis ​​(Ojas).

A seguir, algumas práticas que nos auxiliam a aumentar a nossa imunidade:

– Uma dieta equilibrada (com todos os seis sabores e qualidades balanceados), baseada no seu Dosha predominante;

– Prática regular de ioga e meditação;

– Incluir uma variedade de especiarias na rotina alimentar diária. A maioria das especiarias é alta em sua capacidade de absorção de radicais de oxigênio e reduz o dano celular e mantém a integridade;

– Estar ao ar livre na natureza com exposição suficiente à vitamina D é inestimável para um sistema imunológico saudável;

– Planos regulares de desintoxicação, como jejum ou uma limpeza panchakarma adequada (quando indicada);

– Consumo de ervas Rasayana;

– Práticas de Dinacharya;

– Qualidade do sono;

– Tratamentos ayurvédicos como Pinda Sweda e Pizhichil, etc.

 5 ervas ayurvédicas que ajudam a melhorar a imunidade

1. Amla (Emblica Officinalis) 

Erva ayurvédica que tem sido tradicionalmente usada com o objetivo de aumentar a imunidade e a longevidade. Todas as partes da amla são úteis, mas seus frutos são ricos em antioxidantes e usados ​​como ingrediente principal no Chywanprash (elixir nutritivo ayurvédico), conhecido por sua ação de reforço imunológico.

2. Tulsi (Ocimum Sanctum) 

Considerado um tônico geral para o corpo e uma de nossas ervas favoritas para a mente, pois ajuda a pacificar doenças físicas e psicológicas. Também apoia e fortalece os pulmões e o sistema respiratório, removendo o excesso de Kapha, aliviando os sintomas de resfriados, congestão, tosse, bronquite e dor de garganta. Consumir Tulsi diariamente ajuda a aumentar a imunidade e prevenir infecções recorrentes.

3. Cúrcuma (Curcuma Longa)

Cúrcuma ou haldi tem sido amplamente utilizado por séculos por seus benefícios antissépticos, antialérgicos e anti-inflamatórios.  É um desintoxicante reverenciado, descrito como ‘Vishodhini e Vishanut’ nos textos ayurvédicos. Reduz a inflamação e é excelente para cicatrização de feridas, saúde óssea, olhos e pele. Com sua propriedade anti-inflamatória é conhecida por combater infecções e aumentar a imunidade. Por todas essas razões, é a erva de escolha no distúrbio autoimune. Esta erva ajuda a desintoxicar o sangue e a linfa, apoiando assim o sistema imunológico.

4. Alcaçuz (Glycyrrhiza Glabra)

De acordo com o Ayurveda, o alcaçuz ajuda a combater infecções, aumentando a imunidade devido à sua propriedade rasayana (rejuvenescedora). É uma erva que nutre o coração e o cérebro para alimentar Ojas, portanto, junto com a saúde geral, também melhora a imunidade.

5. Ashwagandha (Withania Somnifera) 

Ashwagandha é uma das ervas mais comuns e importantes da medicina ayurvédica devido à sua ampla gama de benefícios para a saúde. É usado como um “rasayana” ou tônico herbal de crianças a idosos para aumentar a imunidade e aumentar a longevidade. 

Conclusão

Não há dúvidas que nosso sistema imunológico faz um trabalho notável em nos defender de doenças todos os dias. Porém, muitos de nós negligenciamos os cuidados com a nossa saúde diariamente através dos excessos das nossas rotinas gerando uma sobrecarga que o permite falhar algumas vezes. 

Aprimorá-lo e mantê-lo funcionando bem, além de ser nosso grande dever, é uma tarefa que requer equilíbrio e harmonia em nossa nutrição, no nosso estilo de vida e no estresse psicológico imposto pelo nosso cotidiano. Por isso, investir em estratégias gerais para uma vida saudável é uma boa maneira de começar a dar vantagem ao nosso sistema imunológico, escolhendo a prevenção acima da cura. É exatamente isso que o Ayurveda nos proporciona.

Para uma abordagem mais personalizada, é sempre melhor consultar um (a) terapeuta especializado (a)  que possa diagnosticar e formular um plano personalizado para você. Mas, acima de tudo, ame seu corpo de todas as maneiras possíveis e experiencie como ele retribui esse amor, mantendo uma imunidade ideal e garantindo a ausência de doenças. 

Namastê!

REFERÊNCIAS: 

– Dasaroju S, Gottumukala KM.Tendências atuais na pesquisa de Emblica officinalis (Amla): Uma perspectiva farmacológica.Int. J. Pharm. ciência Rev. Res.2014;24(2):150-159

– http://globalresearchonline.net/journalcontents/v24-2/25.pdf

– Jamshidi N, Cohen MM. A eficácia clínica e segurança de Tulsi em humanos: uma revisão sistemática da literatura. Complemento baseado em Evid Alternat Med. 2017;2017:9217567. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5376420/

– Singh N, Bhalla M, de Jager P, Gilca M. Uma visão geral sobre ashwagandha: um Rasayana (rejuvenescedor) do Ayurveda. Afr J Tradit Complemento Altern Med. 2011;8(5 Supl):208-13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3252722/ 

– https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17211725/

– https://triveda.co.uk/blogs/journal/strengthen-your-immunity-with-ayurveda

– https://www.anandaspa.com/en/spirit-of-ananda/improving-immunity-with-ayurveda

– https://ijatm.org/index.php/ijatm/article/view/144

– https://www.suayu.com/immune-system-and-ayurveda/

-https://www.banyanbotanicals.com/info/ayurvedic-living/living-ayurveda/health-guides/building-a-healthy-immune-system/

Tati Lemos Ayurveda

Tati Lemos Ayurveda

Fitoterapeuta e Terapeuta Ayurvédica