Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

O que a Botânica estuda?

E qual é a sua importância?

O que estuda a Botânica e qual sua importância?

A Botânica é a ciência que estuda os vegetais como seres vivos.

É um campo amplo que engloba, por exemplo, o estudo de como os vegetais eram no passado (paleobotânica) como é sua estrutura física (morfologia), como realizam suas funções vitais (fisiologia), como herdam suas características (genética) e como essas podem ser alteradas (engenharia genética), como interagem com o ambiente e com outros seres vivos (ecologia), como as populações humanas interagem com eles (etnobotânica) e como são classificados (taxonomia).

Falar em estudar Botânica pode soar algo tão específico, tão distante da realidade do cotidiano, mas precisamos relembrar que estamos rodeados de plantas por todos os lados.

Muito do que usamos no dia a dia tem origem vegetal: móveis, abrigo, combustíveis, roupas de algodão ou fibras, cosméticos, remédios.

As plantas têm participação na regulação do clima e na estabilização do solo.

Além disso, o mais básico: sem os vegetais, não teríamos gás oxigênio no ar que respiramos nem alimento.

A significado da palavra já nos dá essa pista.

Botânica vem do grego botánē, que significa planta, que deriva, por sua vez, do verbo boskein, que significa alimentar.

Os vegetais nos proporcionam: o combustível (o alimento) e o comburente (o gás oxigênio) que é metabolizado e nos fornece energia para a vida.

Os seres vivos que são o foco do estudo da Botânica são multicelulares (formados por mais de uma célula), com células eucarióticas (com o material genético isolado no núcleo celular) e autótrofos (capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese).

Apenas alguns tipos de organismos – plantas, algas e algumas bactérias – possuem um pigmento chamado clorofila, que é essencial para que uma célula viva possa realizar o processo de fotossíntese.

Nós somos totalmente dependentes dela, um processo ao qual as plantas são extraordinariamente adaptadas.

Durante a fotossíntese, a energia radiante do Sol é captada pela clorofila e utilizada para formar os açúcares dos quais depende a vida de todos os seres, inclusive a nossa.

O gás oxigênio, também essencial à nossa existência, é liberado como subproduto desse processo.

O estudo dos vegetais nos garante melhor entendimento da natureza de toda a vida e, atualmente, por meio da tecnologia moderna, os vegetais podem ser transformados, por exemplo, de modo que se tornem resistentes às doenças, combatam plantas invasoras, produzam medicamentos e vacinas, produzam plástico biodegradável e contenham teores mais elevados de vitaminas e sais minerais nos alimentos.

As plantas e algumas algas são matéria prima da Fitoterapia e entender um pouco mais sobre esses seres, pode nos auxiliar a compreender de que forma os fitoterápicos atuam e porque são benéficos ao nosso corpo.
 
Referências:
Tratado de Botânica de Strarburger. Andreas Bresinsky [et. al.]; trad.: Alessandra Fidelis [et. al.]; 36. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Raven Biologia Vegetal. Ray F. Evert e Susan E. Eichhorn. trad. Ana Claudia M. Vieira. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
 

Entre em contato com a Prof. Luciana Keler – Clique Aqui

Luciana Keler

Luciana Keler

Bióloga, instrutora e fitoterapeuta certificada pelo Ervanarium