Muita gente já ouviu falar do chá das 5, mas por que o hábito de tomar chá esta associado a esse horário?
Para entender esta história precisamos relembrar que a Índia foi colonizada pelos britânicos durante mais de 200 anos e muitos dos hábitos ingleses foram modificados por este verdadeiro “choque cultural” ocorrido entre duas visões de mundo tão diversas.
Dentre as mudanças que afetaram a vida inglesa, temos o hábito do chá das 5 ou, para ser mais exato, das 17 horas.
Muita coisa já foi dita sobre isso, mas uma razão para a hora do chá ser as 17, e não as 15 ou às 16 horas, tem haver com a nossa fisiologia.
Os indianos, muito mais avançados do que os ingleses no conhecimento sobre a saúde humana, sabem que das 15 às 17 horas é o horário da bexiga.
Neste horário, a energia de nosso corpo está mais intensa nos canais da bexiga, que é um órgão que, sabidamente, se ressente do excesso de calor e umidade.
Calor e umidade são uma das principais causas das infecções urinárias.
Por isso crianças que não são trocadas com frequência ou pessoas que não se higienizam após o sexo, são tão propensas a esse tipo de distúrbio de saúde.
Assim, quem toma chá quente (ou mesmo café e chimarrão!) neste horário, está concentrando umidade (água) e calor (água quente) no organismo, em um dos horários menos propícios para isso.
A partir das 17 horas tudo muda e podemos consumir líquidos quentes com tranquilidade e até de forma bem positiva.
Pense nisso ao tomar seu café no meio da tarde ou ao fazer um tratamento a base de chás.
As vezes não sabemos por que um tratamento não está dando o resultado desejado e uma possibilidade pode ter haver com o horário onde são administradas suas doses.
O efeito medicinal de seu tratamento pode ser bastante prejudicado se você tomar uma dose de chá entre 15 e 17 horas.
Como você pode ver, o corpo é bem mais complexo do que imaginamos e tudo tem hora e lugar certo para acontecer, se quisermos ter boa saúde.
Se você deseja aprender mais sobre como funciona a energia do seu corpo, participe de nossa formação em plantas medicinas, clique no banner abaixo para mais informações.