Faça o login aqui.

Cadastre-se aqui. É grátis.

Quando o Verão Chega Com Tudo! 😱

Quando o calor chega com força, ele afeta à todos em graus diferentes.

Quem explica isso melhor é o Ayurveda que divide todos nós em 3 grupos. São eles:

Os tipos Vata e Kapha – que são frio-seco e frio-úmido, respectivamente.

Os tipos Pitta – que são quentes.



Ser Pitta no verão é quase um castigo!!!

Pior ainda se você morar com pessoas que são Vata e Kapha. O individuo Pitta quer aumentar o ar condicionado, acelerar o ventilador e os moradores Vata e Kapha querem fugir disso a todo custo.

Em geral, nenhum dos dois grupos entende as necessidades do outro e isso não facilita nada as coisas.

NÃO SUPORTO O VERÃO – “VERSUS” – EU ADORO O VERÃO

Essa batalha acontece em muitos lares por aí afora, mas como estamos na estação quente no hemisfério sul, esse é o momento que os pitta-calorentos estão passando maus bocados e podem ver sua saúde declinar rapidamente.

Se você é naturalmente calorento(a), provavelmente está neste grupo e deve prestar muita atenção.

CALOR DEMAIS, NÃO É BRINCADEIRA

Eu sou um Pitta calorento clássico e posso dizer que quando o verão começa a chegar no seu auge – como agora – preciso reunir toda minha força de vontade para suportar os desafios da estação.

Como minha área de experiência é com terapias naturais, ao longo dos anos procurei aprender alguns truques para tornar a estação mais suportável e atravessar as semanas de muito calor com alguma galhardia.

Para quem não sabe o que é sentir calor demais, não faz ideia como isso afeta nossa energia e o estado de espírito, sendo difícil manter as emoções sob controle, em alguns casos.

DICAS QUE AJUDAM 😊🌼

✅ Essa é uma dica clássica, todo mundo conhece, mas nem sempre colocam em ação. HIDRATAÇÃO. Tome dois litros se você não sente muito calor e 2,5 litros (no mínimo) se for um calorento-pitta, como eu.

SORO CASEIRO. Não espere ficar desidratado para tomar. Se os dias foram muito quentes e você tem tendência a suar, não espere mais. Uma colher de sobremesa de açúcar e uma pitada (bem boa) de sal em um copo de água filtrada ou mineral e tome em pequenos goles durante uns 15 minutos. Faça isso no mínimo uma vez ao dia. Se sentir sinais de desidratação, aumente a quantidade de copos de soro e, se os sintomas não passarem, busque uma unidade de saúde.

FUJA DO VENTILADOR. Sim , meu amigo calorento! Você não esperava por essa não é mesmo? A exposição direta do vento, com os poros abertos por estar suando, só vai piorar sua condição e ainda, pode te trazer uma dor de garganta bem séria. Então o que fazer? Use o ventilador de forma indireta. Se for de mesa, aponte para a parede próxima e receba o vento que vem dali. Se for ventilador de teto, coloque na função exaustor, puxando o ar quente para o alto.

AR-CONDICIONADO, JÁ!. Eu sei que nem todo mundo pode te um ar-condicionado em sua casa. Se isso não for possível para você, use outros recursos. Mas se esse investimento estiver (de alguma forma) ao seu alcance, não hesite. Faça logo. Claro que você vai ter que negociar o uso do aparelho com os vata-kapha mais friorentos, mas para isso existem cobertores e até mesmo a possibilidade de dormir em um outro ambiente não climatizado. Muita gente é contra o uso do ar-condicionado por conta que este resseca o ar. Isso é verdade, mas pode ser corrigido tomando água durante a noite ou mesmo colocando uma bacia com água no ambiente para ajudar a umidificar. A questão é que a exposição excessiva ao calor sobrecarrega o coração, os rins e o cérebro. E isso, meus amigos, não tem solução fácil depois que o problema se instala. O aquecimento global é uma realidade. Não adianta tapar o sol com a peneira (ainda mais nesse calor!) Se puder climatize.

ÁGUA DE COCO GELADA. Pode ser de caixinha? Pode sim. Claro que se você é um dos abençoados que tem acesso a fruta diretamente, nem vamos comparar. Mas, a água de coco é, entre outras coisas, a substância mais próxima do plasma sanguíneo. Ela hidrata quase como um soro intravenoso. O melhor é tomar fresca, para ajudar a baixar a temperatura mais rapidamente. Ela age rápido sobre o pitta agravado (pessoal do Cozinha Ayurvédica vai entender😉) e retira calor dos canais do fígado, vesícula e coração (sei por experiência!!!) Tenha sempre em casa, no refrigerador, para refrescar rapidamente.

CHÁ DE HIBISCO, CAPIM-LIMÃO ou CANA DO BREJO. Estas 3 ervas fazem parte das plantas com propriedades refrigerantes. O segredo é fazer o chá e depois resfriar com pedras de gelo feito de água filtrada ou mineral. Assim, o chá será servido frio e as propriedades naturais destas plantas vão ajudar a aliviar a pressão do calor do verão sobre os órgãos internos. Só uma dica!!! Esses chás são altamente diuréticos e você só pode tomar uma xícara ou duas por dia. Se fizer isso também deverá aumentar a ingestão de água para não correr o risco de desidratar. Eles refrescam, mas não hidratam, ok? 😉🌿

MELANCIA, MELÃO, ABACAXI e VEGETAIS VERDES FRESCOS. Toda essa turma ajudar a hidratar e refrescar durante o verão. Principalmente a melancia que é mais de 90% pura água. Em casos de insolação, coma muita melancia gelada para aliviar os sintomas mais rapidamente possível. Pode comer qualquer uma destas frutas a noite para ajudar a refrescar e facilitar o sono. Só não coma logo antes de dormir, né? 😉

Não dá para evitar o verão, mas dá pra sobreviver e diminuir seu impacto.

Siga as dicas e evite exposição solar nos horários de pico e vamos em frente por que depois do verão, o outono chega.

Se você adora o verão, não fique triste com nossas dicas.

Curta ao máximo e aproveite! É a sua hora! 😉

Mas não custa dar uma olhada nas dicas também, para se manter hidratado(a) e refrigerado(a) na medida certa pra você.

Para saber mais sobre os tipos Vata, Kapha e Pitta., clique abaixo. 😊👇