Cálcio de Ostra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O cálcio de ostra é obtido a partir da pulverização da concha de ostras. Apesar de ser de origem animal, é considerado pelo orientais como parte do estudo da fitoterapia. Mais informações abaixo.

O Cálcio de Ostra é um fitoterápico de origem animal.

Nome científico

Ostrea gigas Thumb.

Nome conhecido

Mu Li (Chinês).

Nomes botânicos

Ostrea rivularis Gould, Ostrea talienwhanensis Cross.

Nomes farmacêuticos

Concha ostreae.

Família

Ostreidae.

Partes usadas

Concha triturada.

Sabor

Amargo, salgado e neutro.

Composição química

Fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, sulfato de cálcio, magnésio, alumínio, óxido de ferro, potássio, iodo e proteínas.

Propriedades medicinais gerais

Repositor de cálcio, diurético, calmante, anti-sudorífico, resolutivo, antiácido, ansiolítico, emético, purgante, sedativo, espasmolítico, tranquilizante, antipirético, adstringente, anticancerígeno, hidratante.

Propriedades medicinais de partes específicas da planta

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Indicações para uso interno

Sistema Gastrointestinal: na hiperacidez estomacal, gastrite e na úlcera péptica.

Sistema Urinário e Genital: na retenção urinária, leucorreia (corrimento crônico), dor devido à retenção do túrbido, para perdas seminais e no sangramento uterino.

Sistema Respiratório: na tosse com expectoração e na tuberculose.

Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: atua na coagulação sanguínea, auxiliar em tratamento de aterosclerose, palpitações e ajuda a mover o sangue.

Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: reduz ansiedade, insônia, pesadelos, nervosismo, alivia dores, tonturas, para nódulos e gânglios aumentados, irritabilidade, escrófula e adenomegalia.

Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: regula contração e relaxamento muscular e osteoporose.

Outros distúrbios: ativa diversas enzimas do organismo, bócio, previne perda de fluidos, auxiliar para tratamento de nódulos e massas, verborragia, sudorese noturna, sudorese espontânea, ação antitumoral nos estágios iniciais do câncer, tinito, fogachos, gosto amargo na boca, face avermelhada e na esplenomegalia.

Indicações para uso interno de partes específicas da planta

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Indicações para uso externo

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Indicações para uso externo de partes específicas da planta

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Para crianças

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Quando não devemos usar esta erva (contraindicações)

O consumo acima das quantidades permitidas, pode originar o aparecimento de hipercalcemia, que é caracterizada por náusea, vômitos, anorexia, coma, sede, descoordenação motora, poliúria, bradicardia, fraqueza muscular e diminuição renal crônica, indigestão e constipação.

Interações medicamentosas

Faz sinergia positiva com as ervas Hai Zao (Sargassum) e Kun Bu (Eckloniae thallus), para dissolver fleuma. Conjugada a Shi Jue Ming é utilizada para promover a descida do yang do Fígado e prevenir a geração de vento no Fígado. Combinado a Long Gu (Mastodi fossilium ossis) descende o yang do Fígado, clareia calor e acalma a mente. Tradicionalmente utilizada de forma sinérgica com Bulbus fritillariae para nódulos no pescoço, com Radix Uralensis e Radix Polygalae para nervosismo, palpitações e insônia, Radix Achyrantes Bidentatae, para nódulos por estagnação do sangue. Também tem compatibilidade com Osso de Dragão (Lon Gu), raiz de Peônia Branca (Baishao) e casco de tartaruga (Guiban). Este fitoterápico é naturalmente incompatível com Herba Efedra, Fructus Evodiae e Herba Asari.

Toxicidade

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Uso culinário e nutritivo

A ostra é um molusco comestível nutritivo consumido no mundo todo, porém não existem relatos sobre o uso culinário da concha, nem mesmo do pó triturado das conchas.

Aromaterapia

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Sistemas Florais

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Medicina Chinesa (MTC)

O Cálcio de Ostra é um fitoterápico que controla ascensão do calor por vazio do yin do Rim, previne perda de fluidos, essência e sangue, controla calor no Estômago, redireciona fluxo do Qi do Pulmão e do Estômago, limpa fleuma-calor do Pulmão, na estagnação de fleuma com formação de nódulos amolecidos e móveis (barro biliar), na estagnação do Xue com formação de nódulos endurecidos e fixos, na ascensão do yang do Fígado, na agitação do Coração e do Shen, em quadros com excesso de calor, elimina vento-fleuma de origem de toxinas alimentares, elimina calor patológico do sangue, elimina vento interno do Fígado, tonifica o yin do Fígado, elimina fleuma, ancora o yang, descende o fogo do coração, remove sangue congelado. Seu nome chinês é Mu Li. Faz parte das fórmulas chinesas: San Jia Jian Fu Mai Tang para nutrir o yin e recobrar o pulso, Gui Zhi Gan Cao Long Gu Um Li Tang para tratar a deficiência do yang do coração e frio no Jiao Superior, Jin Suo Gu Jing Wan que estabiliza os Rins e  fortalece o sêmen, Gu Chong Tang que fortalece o Jiao Médio e pára sangramentos uterinos por deficiência do Qi do Baço, Yi Xue Zhong Zhong Can Xi Lu para ancorar o yang do Fígado, eliminar o vento no Fígado e nutrir o yin do Fígado e dos Rins, Da Ding Feng Zhu para doenças febris e quando o yin está enfraquecido por condições  de calor patogênico. Depois de calcinado o cálcio de ostra adquire a qualidade de adstringência. Fitoterápico usado para tratar condições de deficiência crônica do yin. Evitar uso em casos de deficiência do Qi, no frio, em suores de doença febril aguda. Pode gravar sintomas de frio ou de deficiência do Baço/Pâncreas. Atua nos canais do Rim, Fígado, Pulmão, Vesícula Biliar e Estômago. Aprenda sobre o uso e dosagens deste fitoterápico no curso Acupuntura com Ervas Medicinais.

Relacionado com as seguintes categorias das ervas medicinais

Categoria 14 – Ervas para reduzir ansiedade • Categoria 15 – Ervas para reduzir movimentos involuntários • Categoria 16 – Ervas corrigir deficiências.

Ayurveda

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Uso homeopático

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Pets e outros animais

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Informações em outros sistemas de saúde

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.  

O que diz a ciência

O cálcio de ostra apresentou bons resultados em tratamento de 10 casos de tuberculose. Foi utilizada em conjunto com outros naturoterápicos e nove pacientes apresentaram melhora dos sintomas ao fim de alguns dias.

Astrologia

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

Indicações energéticas ou mágicas

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.  

Habitat

A concha de ostra é encontrada nos oceanos de quase todo o mundo, menos em águas muito frias ou poluídas.

Descrição da planta

As ostras adultas tipicamente apresentam uma concha com uma forma alongada, em média com 10,5 cm de comprimento. Estes moluscos se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas de formatos irregulares e desiguais entre si. Estas conchas são muito calcificadas e se mantêm fechadas graças a um músculo adutor. Seu corpo é mole e é constituído de boca, estômago, coração, intestino, rins, gônadas (órgãos sexuais), guelras, músculo adutor, ânus e manto.

Vamos plantar?

A concha da ostra pode ser encontrada nos oceanos ou cultivada em “fazendas de ostras” que existem em várias partes do mundo.

Artigos relacionados

Fontes de pesquisas utilizadas

http://www.comofazer.org/saude/planta-medicinal-ostra-em-po/http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=888http://www.ricar2.de/?page_id=10  • Chinese Herbal Formulas – treatment principles and composition  strategies – Yifan Yang – Churchill Livingstone • Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras – Alex Botsaris – Editora Ícone • Manual de Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras – Mary Lannes Salles Leite – Icone Editora • Chinese Herbal Medicines – comparison and characteristics – Yifan Yang – Churchill Livingstone • Propiedades y funciones de las plantas en la medicina china. pdf •
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.