Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Sistema Gastrointestinal: para congestão, constipação, disenteria, dispepsia, enterite, gastrite, halitose, dor de estomago,
Sistema Urinário e Genital: para casos de amenorreia, dismenorreia, inchaço, retenção de líquido, promove a menstruação, beneficia a próstata (prostatite), menorreia, anúria, pedra (cálculo) na bexiga, cólica, cistite, disúria, gonorreia, hiperuricemia, impotência, estrangúria, uretrite, uterite, para dor ao urinar, para excesso de líquido nos tecidos,
Sistema Hepático: na icterícia, cálculos biliares, hepatite, malária,
Sistema Respiratório: para asma, tosse, bronquite, elimina catarro, hidropisia,
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: regula a circulação sanguínea, sangramentos, cardiopatia, pressão alta,
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: para problemas nervosos, reduz infecções, adenopatia, Mal de Alzheimer, combate bactérias, resfriado, febre, fungos, nervosismo, sofrimento, escarlatina, escrófula e para problemas do nervo ciático.
Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: em espasmos, artrose, dor nas costas, câimbra, mialgia, reumatismo, previne osteoporose,
Sistema Renal: para problemas renais, elimina toxinas, nefrose, prevenção e tratamento de pedra no rim (cálculo renal),
Outros distúrbios: no câncer, em especial no câncer de bexiga, câncer de mama, câncer de olhos, câncer de glândula, câncer de rim, câncer de fígado, câncer de tendão, câncer de baço, câncer de estômago, câncer de garganta, câncer de útero, câncer de úvula, náuseas, parto, dor de ouvido, endurecimentos, inflamações, insônia, mastite, esplenite, dor de dente, tumores, rico em apiole, um constituinte do óleo volátil que é declaradamente antipirético (baixa a temperatura corporal), inchaço das mamas e glândulas.
Raízes – doenças do fígado e da vesícula biliar.
Sementes – para hipertensão, tem efeito laxativo, inibindo a bomba de sódio e potássio e estimulando NaKCl2 transportador, também estimulam a regeneração hepática.
Folhas – para infecções da bexiga.
Pele e unhas: em condilomas, dermatose, exantema, panarício, feridas, fungos, micose, verrugas e para eliminar parasitas da pele.
Cabeça e face: alopecia e pediculose (piolhos).
Músculos, ossos e articulações: nas contusões.
Outros distúrbios: para inchaço.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
A raiz aumenta o Qi (energia vital) digestivo e promove a absorção. Indicada para casos de deficiência de Qi (energia vital) do estômago, deficiência de Qi (energia vital) do baço pâncreas, estagnação do Qi (energia vital) do fígado, estagnação do Qi (energia vital) do estômago, deficiência de yin do fígado, deficiência de sangue, deficiência de sangue do útero, estagnação do Qi (energia vital) do rim. É uma erva considerada de natureza morna e temperamento pungente, salgada e amarga. A semente de salsa tem a particularidade de aumentar a energia do aquecedor inferior (Jiao). Faz circular o Qi (energia vital) da bexiga e harmoniza a diurese. Deve ser utilizada para estagnação do Qi (energia vital) dos intestinos, estagnação do Qi (energia vital) do útero, estagnação do Qi (energia vital) do rim. A semente também atua nos canais do baço/pâncreas, fígado, vaso de concepção e vaso governador. As folhas da salsa atuam nos canais da bexiga e estômago.
Categoria 11 – Ervas para regular o Qi • Categoria 18 – Ervas para expelir ou destruir parasitas.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©