
Para mantê-la protegida do ataque de insetos, a noz moscada é coberta com uma pasta a base de limão. A parte que envolve sua semente é chamada de Mace, que tem a propriedade de ativar o processo de desintoxicação hepática.

Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Sistema Gastrointestinal: em distúrbios digestivos, flatulência, dores e distensões abdominais, diarreias, disenterias, má absorção intestinal, doença de Crohn, dores de origem visceral, anorexia, náuseas, vômitos, dispepsias, síndrome do cólon irritável, melhoria da absorção do intestino delgado, eliminar gases, na falta de apetite, cólicas, dispepsia, azia, hemorroida, dor de estomago, estomatose e na xerostomia.
Sistema Urinário e Genital: na impotência sexual, ejaculação precoce, incontinência urinária, ativa fertilidade masculina, na disfunção erétil, para urinação excessiva, em doenças da próstata, na infertilidade feminina com menstruação dolorosa, dismenorreia, cólicas, cistite, leucorreia, endometriose, menopausa e em casos de TPM.
Sistema Hepático: na hepatite.
Sistema Respiratório: para eliminação de muco pulmonar, asma, pneumonia e tuberculose.
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: para dores de angina, para baixar o colesterol elevado, hipercalcemia e como normalizador da pressão arterial.
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: para distúrbios do sistema nervoso, insônia, tensões, depressão, ansiedade, nervosismo crônico, mente agitada com falta de concentração, sono interrompido, histeria, gripes, hipocondria, em casos de infecção, insanidade, em paralisias, para alívio de sofrimento, Mal de Parkinson, tônico neural e neuralgia.
Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: na fibromialgia e artrite, para relaxar os músculos, artrose, cãibra, reumatismo, dor ciática, osteoartrite e osteoporose.
Sistema Renal: para nefrite.
Outros distúrbios: para cefaleias, câncer de gengiva, câncer de articulação, câncer de fígado, câncer de boca, câncer de baço, cólera, febre, em problemas com fungos, esplenite e em tumores.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Pele e unhas: no tratamento de micoses, em escaras e eczemas.
Cabeça e face: para oftalmia.
Cavidade bucal: na dor de dente.
Músculos, ossos e articulações: para torções e inchaços.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Esta erva amorna o Jiao Médio e movimenta o Chi. Utilizada em deficiências do Yin e do Yang e é indicada para interromper diarreia por frio, quando em associação com fruto da Chebula (Hezi), Atractylodes blanco (Baizhu) e raiz de ginseng de Shangtang (Dangshen). Seu nome chinês é Roudoukou e é utilizada com raiz de costo (Muxiang), gengibre fresco (Shengjiang) e tubérculo de pinelia (Banxia) para casos de paralisação do Chi, causado pela deficiência e frio do baço e do estômago, que se manifesta com dor epigástrica e abdominal, vômitos e náuseas. Atua nos canais do Intestino Grosso, Estômago e Baço/Pâncreas.
Esta erva é contraindicada nos casos de disenteria e de diarreia do tipo umidade-calor.
Categoria 4 – Ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo • Categoria 5 – Ervas para reduzir a umidade do corpo.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©