Moringa

Seu óleo é utilizado em óleos para cabelos e loções bronzeadoras. Em muitos países, se planta a Moringa como ornamental, pois ela produz flores o ano inteiro, sendo a única planta conhecida com essa capacidade. As suas flores são muito utilizadas para alimentação de abelhas tipo Europa (Apis) ou as nativas sem ferrão e produzem muito néctar, florescendo o ano todo. De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água. As folhas maceradas em poças de água barrenta, provocam rápida limpeza. Se a água não estiver contaminada, fica própria para o consumo. No Nordeste brasileiro, esta planta já está sendo utilizada para este fim. De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e próprias para moldar e fazer cestos, trançados, etc. Pode ser processada para extrair uma fibra, para produzir tapetes. Existe uma citação do uso dessa planta na Bíblia, em Exodus 15:20-25. Para muitos, ela é considerada um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural. O mel de moringa é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes. A principal propriedade da Moringa como planta medicinal tem sido a capacidade de suas sementes de atuarem como um coagulante da água para a remoção de partículas, fungos e microrganismos patogênicos e cianobactérias. Estas sementes, após serem trituradas e adicionadas à água, se juntam as bactérias e criam partículas maiores. Estas decantam no fundo do recipiente onde está armazenada a água, sendo facilmente retiradas posteriormente. O processo consegue retirar entre 90 e 99,9% das bactérias, mas é aconselhado um procedimento complementar para o seu uso potável, como a fervura da água. Este método de purificação da água já foi utilizado em países como o Malawi, inclusive em tratamento de água em grande escala, e os principais estudos a esse respeito são do Enviromental Engineering Group (Grupo de Engenharia Ambiental), da Universidade de Leicester, no Reino Unido. Sua madeira é usada na produção de papel e de fibras têxteis. Mais informações abaixo.

Moringa, planta medicinal nutritiva
Assine a Biblioteca Ervanarium para acessar o conteúdo completo.

Índice - Moringa

Nomenclatura

Nome Popular

Moringa

Nome Científico

Moringa oleifera Lam.

Nomes farmacêuticos

Semen Moringae oleiferae, folium Moringae oleiferae, radix Moringae oleiferae, cortex Moringae oleiferae, fructus Moringae oleiferae, flos Moringae oleiferae, legumen Moringae oliferae.

Nome conhecido

Acácia-branca, Cedro, Moringueiro, Árvore-rabanete-de-cavalo, Quiabo-de-quina (português), Akásia-branka (Cabo Verde), Drumstick, Horse-Radish, Clarifier Tree, Indian Horseradish, (inglês), Sahajan (Unani), Murungai (Tamil/Siddha), Árbol de las Perlas, Paraíso Blanco, Perla de la India, (espanhol), Morangue (Timor), Moxingo (Índia), Arango, Behen, Ben Ailé, Ben Nut Tree, Ben Oléifère, Benzolive, Canéficier de l’Inde, Chinto Borrego, Jacinto, Kelor Tree, Malunggay, Marango, Mlonge, Moringe de Ceylan, Mulangay, Murungakai, Narango, Nebeday, Pois Quénique, Sahjna, Saijan, Saijhan, Sajna, San Jacinto, Shagara al Rauwaq, Shigru, Terebinto, Noz-de-ben, Nux-de-ben.

Nomes botânicos

Guilandina moringa L., Moringa moringa (L.) Millsp., Moringa pterygosperma Gaertn., Moringa zeylanica Burmann.

Quer acessar o conteúdo completo?

Propriedades medicinais | Contraindicações | Toxicidade | Interações Medicamentosas | Aromaterapia | Florais | MTC | Ayurveda | Homeopatia | Astrologia Médica | Funções Energéticas e Espirituais e muito mais.

Índice - Moringa

Entre para Acessar