Raízes – antidiarreico, febrífugo, antitussígeno, emoliente, catarral e hemostático.
Folhas – adstringente, sudorífico e calmante.
Sistema Gastrointestinal: na diarreia e nos distúrbios estomacais.
Sistema Urinário e Genital: para afecção e sangramento uterino e nos suores da menopausa.
Sistema Respiratório: indicada também para afecções respiratórias, catarro pulmonar, desobstruente das vias aéreas, elimina secreções, enfisema pulmonar, laringite, pneumonia, rinite e para tosse.
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: tem como principal função combater hemorragias, controle do ritmo cardíaco e como normalizante da pressão arterial,
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: para febre, gripes, modulador da imunidade, delírio, insônia, irritabilidade, mania e na hipertermia maligna.
Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: para insuficiência istmocervical.
Outros distúrbios: para cólera, vômito, sudorese e sede excessiva e na diabete insipidus.
Folhas – em casos de insolação.
Plúmula – no delírio febril.
Ver abaixo.
Óleo essencial – para infecção fungosa, febre e cólera.
A plúmula drena o fogo do Coração, pára sangramento e estabiliza a essência. Utilizada em doenças febris onde o calor colapsa o canal do pericárdio, na ascensão do Fogo do coração e na ascensão do Yang do Fígado e Coração. As sementes tonificam e consolidam o Qi do Baço, tonificam o Qi do Rim, consolidam a essência, nutrem o coração e acalmam a mente. Utilizadas na deficiência do Qi do baço e do rim, na desarmonia entre rim e coração. Redirecionam o fogo à sua base, em padrões de calor no alto e frio embaixo, na deficiência do Yin do rim. A raiz refresca o calor, previne perdas, tonifica o baço e dissolve umidade. Age no pulmão, baço e intestino grosso. Indicada também para quadros de calor no estômago e estagnação do Xue. A plúmula deve ser evitada em casos de constipação por frio e deficiência do Yang, em pessoas sem febre alta ou delírio, em pessoas com massas abdominais por estagnação do sangue. As sementes devem ser evitadas em casos de estagnação do Qi ou estagnação de alimento nas vísceras, pois agrava acúmulos. O lótus é uma planta medicinal que atua nos canais do pulmão, coração, pericárdio, rins, baço/pâncreas e intestino grosso.
Categoria 2 – Ervas para reduzir calor excessivo do corpo ● Categoria 16 – Ervas que corrigem deficiências ● Categoria 17 – Ervas para contrair e obstruir movimentos.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©