Sementes – expectorante.
Noz – estabilizante, expectorante, antitússivo sedativo, antiasmático, levemente adstringente e agregante.
Folhas – emenagogo, vasoativo (circulação cerebral).
Sistema Gastrointestinal: hemorroidas.
Sistema Urinário e Genital: na impotência, corrimento vaginal, TPM e disfunção sexual associada à recaptação seletiva de inibidores de serotonina.
Sistema Respiratório: sinusite e rinite crônica, asma (com muco amarelado) e bronquite.
Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: auxilia em casos de aumento da pressão sanguínea devido ao estresse, na doença de Raynaud, promove a circulação sanguínea no cérebro e na periferia do corpo, para problemas circulatórios associados a diabete, elimina radicais livres, previne aterosclerose e trombose, inibidor da agregação plaquetária, para varizes e flebite.
Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: mal de Alzheimer, falta de memória, paralisia facial, demência associada a idade, insuficiência cerebral em idosos, demência do tipo multi-infarto, acelera recuperação em isquemias cerebrais e periféricas, distúrbios cérebro-vasculares, enfermidades geriátricas, distúrbios de concentração, depressão, tonturas, melhora oxigenação cerebral, recuperação de lesões cerebrais, insônia, epilepsia, parestesias, formigamentos, ansiedade, náusea por vertigem, melhora a sociabilidade, para esclerose múltipla, reduz edema cerebral e protege as células do hipocampo contra a indução tóxica do ácido nítrico.
Outros distúrbios: claudicação intermitente, zumbido, perda auditiva precoce, problemas do ouvido interno, dor de cabeça, vertigens, mal da altitude, aumenta a resistência capilar, retinopatia, reduz produção de corticosteroides, degeneração macular, problemas de visão secundários, tratamento de quimioterapia e danos na retina induzidos pela luz, previne o envelhecimento através do bloqueio de enzimas destrutivas chamadas metaloproteinases.
Sementes tostadas – problemas digestivos e renais, catarro, asma e bronquite.
Noz – asma com catarro, corrimento vaginal e incontinência urinária.
Folhas verdes – aumento da circulação, oxigenação cerebral e muscular, alivio de tonturas e alguns tipos de dor de cabeça, claudicação intermitente, demência, mal de Alzheimer, irrigação cerebral, zumbido, melhoria da memória na idade avançada, mal da altitude, vertigem, TPM, degeneração macular, esclerose múltipla, danos na retina induzidos pela luz e alterações hormonais.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
Não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.
As sementes são conhecidas pelos nomes: bai guo ou yin xing. Os orientais utilizam o Ginkgo como planta medicinal no tratamento de asma, indigestão, artrite, edemas, enurese, tosse e frieiras com inchaços das mãos e pés, devido a ação do frio e umidade. Na MTC, costumam se usar as sementes, que têm ação nos canais do pulmão e rins. Age de forma a expelir fleuma e umidade, prevenir perdas e reduzir edema. Utilizada em casos de deficiência do Aquecedor Inferior e nos padrões de umidade-calor. Tem efeito antibiótico e regula o Aquecedor Inferior (Jiao). Indicado na obstrução do pulmão por fleuma, com tosse e expectoração profusa e nas síndromes de deficiência do Aquecedor Inferior com presença de leucorreia, urina turva, incontinência urinária e espermatorreia. Recomenda-se uso associado ao Alcaçuz (Glycyrrhizae glabra) para reduzir possíveis efeitos tóxicos. Evitar uso nos padrões de excesso e utilizar por apenas breves períodos por seu componente tóxico. Mais recentemente, desde a década 60, as folhas começaram a ser utilizadas e pesquisas amplamente. Sua ação é no canal do Pulmão e são indicadas para hipercolesterolemia, hipertensão, doenças coronárias, angina pectoris e A.V.C (acidente vascular cerebral).
Categoria 2 – Ervas para calor excessivo dentro do corpo • Categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • Categoria 9 – ervas para promover a digestão* • Categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro* • Categoria 11 – ervas para regular a energia vital (qi) • Categoria 12 – ervas para regular o sangue (xue) – subcategoria 1 • Categoria 14 – ervas para reduzir a ansiedade • Categoria 16 – ervas para corrigir deficiências – subcategoria 1 e 3 • Categoria 17 – ervas para contrair e obstruir os movimentos* • Categoria 19 – ervas para úlceras e tumores – *sementes
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o banco de dados das ervas medicinais, sobre nossos cursos ou artigos, fazer um comentário ou sugestão? Ou deseja apenas dar um alô? Não seja por isso, estamos aqui para ajudar. Mande seu recado pra nós!
Ervanarium® – Tudo sobre ervas medicinais – 2019 – Todos os direitos reservados ©