A maior parte das pessoas gosta de ser jovem, parecer jovem e se sentir jovem.

Mas um dos principais desafios que passamos para reter a juventude é o envelhecimento das células.

A questão é que, com o tempo, nosso organismo realiza cada vez mais esforço para renovar a grande quantidade de células que precisamos para nos manter vivos.

E como para o corpo, uma célula de um rim é mais importante do que uma célula da pele – como na região do pescoço, por exemplo – e os sinais da passagem do tempo vão se acumulando.

Mas se você quiser dar uma curva no relógio e fazer com que a juventude se mantenha por perto durante muito mais tempo então você precisa conhecer os antioxidantes.

Mas o que eles fazem em nosso favor? Muita coisa.

A poluição, a má alimentação com aditivos químicos, os produtos de higiene com química pesada e até o oxigênio que respiramos, vão acumulando elementos residuais que são chamados de radicais livres.

Eles são livres porque no grande baile das substâncias que existe dentro do nosso corpo estes são os elétrons que não encontraram um par para se estabilizar e ficam “livres” passeando pelo corpo e literalmente esbarrando nas paredes das células. E de tanto bater, um dia, as células se rompem e morrem.

Lembre-se que, quanto mais idade nós temos, mais difícil é produzir novas células, então é fácil entender por que não queremos perder as que estão em bom estado, assim sem necessidade.

Aí é que entram as propriedades antioxidantes de determinados alimentos e ervas.

Esta substâncias se ligam aos elétrons livres e fazem um par com cada um deles, impedindo que permaneçam livres promovendo vandalismos com a membrana celular.

Você também pode melhorar sua saúde e favorecer a manutenção da juventude introduzindo regularmente várias ervas e alimentos antioxidantes.

Algumas dessas ervas são o açafrão da terra, moringa, pffáfia, picão preto.

Alguns alimentos e especiarias de fácil acesso que também tem esta propriedade são o alho, manjericão, sálvia, orégano, salsa.

Clique nos nomes das ervas para saber mais.

Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Professor, escritor e criador do Ervanarium