Que tal um detox para iniciar o ano ?

Afinal, nas festas de final de ano e no período de férias alguns excessos podem ser cometidos.

Tudo isso cobra um preço do organismo e, principalmente, de nosso sangue.

Álcool, alimentos processados, drogas recreativas (e nem tanto), produtos que passamos na pele como protetores solares e repelentes, gorduras hidrogenadas são apenas alguns dos exemplos de coisas que ingerimos ou assimilamos e que vão parar na corrente sanguínea (e no fígado) causando uma grande bagunça química.

Para piorar esse quadro, quem sofre ainda mais com essa situação são as mulheres, que tem uma relação toda especial com o sangue devido a sua fisiologia, fato percebido de forma clara nas questões que envolvem o ciclo menstrual.

Mais de 60% das questões de saúde e dos transtornos emocionais femininos podem ser corrigidos (ou prevenidos) com a manutenção adequada da química e do pH sanguíneo.

Se você acha que chegou a hora de dar uma atenção na qualidade do seu sangue, pode começar eliminando as substâncias que listamos acima e fazer as duas dicas que estão abaixo:

1º – Tomar um suco verde reforçado, diariamente, durante pelo menos 7 dias consecutivos. Nesse suco você deve acrescentar pelo menos uma fruta (para adoçar e tornar mais palatável), água de coco (pelo menos 200 ml) e folhas verdes escuras variadas (pelo menos 2 tipos). Se quiser fazer esta receita ficar ainda mais bacana, pode adicionar um pedacinho de gengibre fresco e algumas folhas de manjericão, sálvia ou hortelã. Bata no liquidificador, coe (ou não) e vá com tudo. Você tem no máximo 15 minutos para tomar a beberagem se quiser assimilar o máximo de propriedades e nutrientes ativos. 😉

2º – Nestes mesmos 7 dias, tome de uma a duas xícaras de chá (infusão) das seguintes ervas: Urtiga, Dente de Leão, Tansagem e Chapéu de Couro. Se não conseguir todas, pelo menos se esforce para ter o Dente de Leão ou a Urtiga, junto com as outras ervas propostas. Estas duas ervas vão “quelar” as toxinas do seu organismo. Ou seja, vão drená-las para fora do corpo pela urina, suor e pela evacuação. Se a sua eliminação ficar mais escura por alguns dias, não se impressione. É o corpo dizendo adeus as toxinas.

Mas pegue leve. Faça este programa por um máximo de 7 dias.

Se quiser fazer menos tempo, tente pelo menos 3 dias, mas se não der, qualquer coisa que você faça destas dicas já vai ajudar muito.

Rodrigo Silveira

Rodrigo Silveira

Professor, escritor e criador do Ervanarium