As ervas tônicas são aquelas que nos auxiliam a repor energias perdidas ou exauridas.

Em geral, este tipo de ervas também são conhecidas como adaptógenas, ou seja, que auxiliam o organismo a se recompor e fortalecer a imunidade e são aexcelentes para pessoas convalescentes, sem libido, fadigadas e com síndrome de burnout.

Uma característica importante das ervas tônicas é que elas são muito positivas para nossa saúde e, em geral, bastante seguras para uso por tempo prolongado, como 30 ou 60 dias consecutivos.

O cuidado maior que devemos ter com seu consumo é que muitas delas podem aumentar a pressão arterial.

Se isso for um problema para você, deve considerar usar doses menores, por menos tempo ou acrescentar ervas que baixam a pressão na mesma fórmula, tais como a Melissa e a Carqueja, por exemplo.

Algumas das principais ervas medicinais tônicas que podem ajudar você a repor suas energias são:

1º – Ginseng Coreano (Panax Ginseng)

Uma das ervas medicinais mais benéficas que existe, Seu nome panax, vem do grego “panacéia”, ou seja, algo capaz de curar todos os males.

Não é para tanto, mas a erva é realmente extraordinária para recuperar energias e colocar o organismo em funcionamento adequado novamente.

Vendido em sachês nas versões ginseng vermelho (red) ou branco. Pessoas com hipertensão devem evitar a versão vermelha (red) da planta.

2º – Maca Peruana (Lepidium peruvian)

A Maca é mais do que uma erva.

É um alimento que pode ser adicionado em pó nas suas refeições.

Porém, também pode ser utilizada como erva medicinal com propriedades tônicas e adaptógenas muito poderosas.

Tem uma vantagem para nós ocidentais, de ser uma erva natural de nosso lado do globo, que se encontra mais adaptada as condições de vida desta parte do planeta.

Por ser também um alimento, é considerada extremamente segura para utilização em geral por longos períodos.

Pode ser incluída em dietas de convalescentes e de crianças que precisam ganhar peso.

3º – Nó de Cachorro (Heteropterys aphrodisiaca)

Esta erva é mais conhecida como um famoso afrodisíaco, pois é capaz de aumentar os níveis de testosterona no metabolismo.

Porém, mais recentemente ela vem sendo considerada também um poderoso tônico e adaptógeno que entrega energia para nosso sistema.

O cuidado com o Nó de Cachorro é que, ao contrário de outras ervas tônicas, ela não deve ser utilizada por período longos, pois pode causar impotencia masculina.

4º – Salsaparrilha (Smilax ssp.)

A Salsaparrilha é uma planta que vem recentemente ganhando reconhecimento importante entre as ervas tônicas.

É uma erva que pode servir de opção a ervas como Ginseng e Maca e que pode ser utilizada por períodos mais longos do que o Nó de Cachorro.

Uma atenção importante é que esta erva não deve ser usada por crianças e gestantes.

Outras ervas tônicas: Pffafia | Ginseng Siberiano | Ashwagandha